Publicado em: 18/11/2020

XXV Maratona de Programação da SBC

Finalizada a primeira fase da maratona e as oito equipes formadas por alunos do INF conquistaram boas posições.

Já finalizou a primeira fase da XXV Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e os competidores do INF, formados em oito times, resolveu pelo menos três dos problemas da competição, conquistando posições entre a 86º e a 477º de um total de 764 equipes de todo o país.

A Maratona de Programação iniciou em 1996 e nasceu das competições regionais classificatórias para as finais mundiais do concurso de programação, o International Collegiate Programming Contest, sendo a parte da regional sulamericana do concurso.

Ela se destina a estudantes de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins. A competição promove a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. Os times são compostos por três alunos e, no máximo, um reserva, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 10 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes estudantes têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

Os competidores do time devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. O time que conseguir resolver o maior número de problemas (no menor tempo acumulado com as penalidades, caso haja empate) é declarado o vencedor.

Na super sede do Rio Grande do Sul, as três primeiras posições foram ocupadas por times do INF:

1 – [nome_do_time]

Erik Bardini da Rosa

João Pedro Gonçalves Moreira

Rafael Audibert

2 – Gambiarra Quântica

Fernando Zanutto

Júlia Dartora Craide

Leonardo Reinehr Gobatto

3 – free(tentiada)

Gabriel Madeira

João Pedro Jensen Ourique

Rodrigo Bervig Rocha

Assim, o time [nome_do_time] conquistou a vaga da super sede e representará a UFRGS e o INF na final brasileira, que acontecerá em Gramado, entre os dias 11 a 13 de março de 2021.

Clique e veja as informações com o placar final.