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Centro de Atividades sobre o Clima Espacial

Centro de Atividades sobre o Clima Espacial

Conexões com os padrões

Tecnologia:

  • Os alunos usam tecnologia para localizar, avaliar, e coletar informação de diversas fontes.

Padrões de matemática (NCTM):

  • Desenvolver uma compreensão dos grandes números; reconhecer e usar apropriadamente as notações exponencial e científica, e a calculadora.
  • Representar, analisar e gerar uma variedade de padrões com tabelas, gráficos, palavras, e quando possível, regras simbólicas.

Transferência de energia:

  • O Sol é a maior fonte de energia que afeta a superfície da Terra. O Sol perde energia emitindo luz.
  • Uma pequena fração desta luz atinge a Terra, tranferindo energia do Sol para a Terra.
  • A energia do Sol é vista como luz em um intervalo de comprimentos de onda, consistindo de luz visível, infravermelha e ultravioleta.

A Terra no Sistema Solar:

  • A Terra é o terceiro planeta a partir do Sol, num sistema que inclui a Lua, o Sol, outros oito planetas e as suas luas, e objetos menores tais como asteróides e cometas.
  • O Sol, uma estrela típica, é o astro que situa-se no centro do sistema solar, e o mais massivo neste sistema.
  • A maior parte dos objetos no sistema solar encontra-se num movimento regular e periódico. Estes movimentos explicam fenômenos tais como o dia, o ano, as fases da lua e os eclipses.

A natureza da ciência:

  • Os cientistas formulam e testam as suas explicações da natureza usando observações, experimentos, e modelos teóricos e matemáticos.
  • Embora todas as idéias científicas estejam sujeitas a mudanças e melhorias em princípio, para a maior parte das idéias científicas há bastante confirmação experimental e observacional. Tais idéias provavelmente não vão mudar de forma apreciável no futuro. Os cientistas têm mudado as suas idéias sobre a natureza quando ele encontram novas evidências experimentais que não são abarcadas pelas explicações existentes.

História da ciência:

  • Muitos indivíduos têm contribuído à tradição científica. O estudo de alguns destes indivíduos fornece uma compreensão mais aprofundada do questionamento científico, da ciência como uma atividade humana, a natureza da ciência e as relações entre ciência e sociedade.

Sobre as conexões com os padrões:

As Conexões com os Padrões são baseadas na processo de estabelecer um Centro de Atividades sobre o Clima Espacial, seguindo os flip charts para analisar os dados, registrar e fazer um sumário dos dados, fazer previsões, comunicar as previsões na forma de um relatório sobre o clima espacial, e usar a tecnologia da tela verde para produzir o relatório.

As atividades delineadas no Guia do Professor foram desenvolvidas para serem bastante flexíveis, entretanto se o Centro de Atividades sobre o Clima Espacial é usado como uma atividade contínua ao longo do ano escola, os alunos vão descobrir várias oportunidades para maior exploração e pesquisa, atingindo as habilidades necessárias além das conexões com os padrões que fornecemos.

O Centro de Atividades sobre o Clima Espacial foi desenvolvido para permitir aos seus estudantes monitorar o progresso de um tempestade solar desde o momento em que ela surge no Sol e eventualmente atinge o nosso pequeno planeta, causando enormes mudanças no nosso campo magnético. Para poder fazer isto, os alunos precisam estar aptos a:

  • Prever quais manchas solares podem ser fontes de tempestades solares.
  • Descobrir quando as tempestades solares ocorrerão e prever quais afetarão a Terra.
  • Medir perturbações no campo magnético da Terra e prever a ocorrência de auroras.
  • Saber quando avistar auroras.