Conexões com os padrões
Tecnologia:
- Os alunos usam tecnologia para localizar, avaliar, e coletar informação de diversas fontes.
Padrões de matemática (NCTM):
- Desenvolver uma compreensão dos grandes números; reconhecer e usar apropriadamente as notações exponencial e científica, e a calculadora.
- Representar, analisar e gerar uma variedade de padrões com tabelas, gráficos, palavras, e quando possível, regras simbólicas.
Transferência de energia:
- O Sol é a maior fonte de energia que afeta a superfície da Terra. O Sol perde energia emitindo luz.
- Uma pequena fração desta luz atinge a Terra, tranferindo energia do Sol para a Terra.
- A energia do Sol é vista como luz em um intervalo de comprimentos de onda, consistindo de luz visível, infravermelha e ultravioleta.
A Terra no Sistema Solar:
- A Terra é o terceiro planeta a partir do Sol, num sistema que inclui a Lua, o Sol, outros oito planetas e as suas luas, e objetos menores tais como asteróides e cometas.
- O Sol, uma estrela típica, é o astro que situa-se no centro do sistema solar, e o mais massivo neste sistema.
- A maior parte dos objetos no sistema solar encontra-se num movimento regular e periódico. Estes movimentos explicam fenômenos tais como o dia, o ano, as fases da lua e os eclipses.
A natureza da ciência:
- Os cientistas formulam e testam as suas explicações da natureza usando observações, experimentos, e modelos teóricos e matemáticos.
- Embora todas as idéias científicas estejam sujeitas a mudanças e melhorias em princípio, para a maior parte das idéias científicas há bastante confirmação experimental e observacional. Tais idéias provavelmente não vão mudar de forma apreciável no futuro. Os cientistas têm mudado as suas idéias sobre a natureza quando ele encontram novas evidências experimentais que não são abarcadas pelas explicações existentes.
História da ciência:
- Muitos indivíduos têm contribuído à tradição científica. O estudo de alguns destes indivíduos fornece uma compreensão mais aprofundada do questionamento científico, da ciência como uma atividade humana, a natureza da ciência e as relações entre ciência e sociedade.
Sobre as conexões com os padrões:
As Conexões com os Padrões são baseadas na processo de estabelecer um Centro de Atividades sobre o Clima Espacial, seguindo os flip charts para analisar os dados, registrar e fazer um sumário dos dados, fazer previsões, comunicar as previsões na forma de um relatório sobre o clima espacial, e usar a tecnologia da tela verde para produzir o relatório.
As atividades delineadas no Guia do Professor foram desenvolvidas para serem bastante flexíveis, entretanto se o Centro de Atividades sobre o Clima Espacial é usado como uma atividade contínua ao longo do ano escola, os alunos vão descobrir várias oportunidades para maior exploração e pesquisa, atingindo as habilidades necessárias além das conexões com os padrões que fornecemos.
O Centro de Atividades sobre o Clima Espacial foi desenvolvido para permitir aos seus estudantes monitorar o progresso de um tempestade solar desde o momento em que ela surge no Sol e eventualmente atinge o nosso pequeno planeta, causando enormes mudanças no nosso campo magnético. Para poder fazer isto, os alunos precisam estar aptos a:
- Prever quais manchas solares podem ser fontes de tempestades solares.
- Descobrir quando as tempestades solares ocorrerão e prever quais afetarão a Terra.
- Medir perturbações no campo magnético da Terra e prever a ocorrência de auroras.
- Saber quando avistar auroras.