É essencial criar um ambiente no qual os estudantes sejam participantes ativos no processo de aprendizado. Nesse ambiente, os alunos são os atuantes essenciais no processo educacional. Eles constroem, descobrem e desenvolvem os conceitos centrais. Eles criam e resolvem problemas. Eles leem, escrevem, pensam, formulam perguntas e resolvem problemas. Eles observam e manipulam os aspectos do seu ambiente e, nesse processo de manipulação, enfrentam problemas sobre os quais eles pensam, conversam, escrevem e lêem. Eles assumem riscos. Os estudantes mostram a sua habilidade de aprender a aprender. Eles mostram a compreensão dos conceitos centrais e a competência de usar as habilidades essenciais num ambiente no qual devem resolver problemas. Os estudantes demonstram competência para resolver problemas individualmente e em grupos. Eles se mostram aptos a aceitar diferentes tipos de soluções para um mesmo problema.
Neste contexto, o professor deve apresentar experiências de aprendizado, não necessariamente somente a informação, e abordar questões em aberto quando apropriado. Os professores são os guias durante a experiência. Os professores comumente definem o escopo do problema e, algumas vezes, definem a questão central. Isso não significa que os professores nunca são provedores de informação. Entretanto, os professores respeitam a habilidade do estudante para resolver problemas. Os professores elogiam o pensamento cauteloso e tratam disso publicamente em diversos momentos, reconhecendo os riscos assumidos. Os professores encorajam as diferentes técnicas de resolução dos problemas e o uso de tantos modos de aprendizado quanto um estudante precise. Os professores também encorajam os estudantes a desenvolverem técnicas de resolução de problemas. Os estudantes trabalham em grupos, tornando-se experts em um determinado tópico que faz parte da questão mais ampla. Essa abordagem pode funcionar efetivamente com o Centro de Atividades sobre o Clima Espacial, pois há quatro áreas específicas para pesquisar e analisar. Os professores podem desejar que os estudantes mantenham um diário das suas descobertas a respeito dos dados analisados, criando um registro do desenvolvimento acadêmico de cada estudante. Além disso, há outros métodos e técnicas que pode ser usadas de maneira muito efetiva para facilitar a pesquisa. Revisão por pares e reflexões sobre as previsões realizadas são ferramentas poderosas que podem intensificar a experiência de aprendizado dos seus estudantes em qualquer pesquisa.