O objetivo da revisão por pares é fornecer ao autor/apresentador uma crítica produtiva da maneira mais respeitosa possível. É importante no processo que o autor/apresentador esteja numa posição de liderança e controle o processo. Para criar uma ambiente que leve a este objetivo, o seguinte processo é recomendado.
O autor/apresentador é acompanhado de uma “secretária” de sua escolha, cujo trabalho é gravar as perguntas que serão feitas pelos revisores.
O autor/apresentador descreve ou lê o item a ser criticado (por exemplo: o roteiro para a transmissão de clima espacial). Depois da apresentação do material ser criticada, os outros estudantes somente são permitidos a dirigir perguntas ao autor/apresentador. Esta é a essência do processo. O questionamento, embora seja frequentemente difícil, abre espaço para discussões; o uso de afirmações como se fossem fatos frequentemente leva ao término de discussões.
O autor/apresentador controla o fluxo das perguntas e a secretária grava as perguntas.
Em resposta a uma pergunta, o autor/apresentador tem duas escolhas: 1) responder a pergunta diretamente ou 2) dizer algo semelhante a "esta é uma pergunta interessante, eu vou ter que pensar sobre ela".
Depois da sessão de perguntas, a secretária fornece ao autor/apresentador uma lista das perguntas para que ele(a) revise posteriormente.
Indivíduos ou pequenos grupos de alunos podem ser o(s) apresentador(es). O processo pode ser feito com a turma inteira fazendo perguntas ou com um pequeno grupo de 4-6 estudantes atuando como os revisores. Se um pequeno grupo atuar como revisor, é sugerido que aqueles alunos se responsabilizem pela sua revisão, colocando seus nomes no documento final como "revisado por".
Depois de completar o processo de revisão, o autor/apresentador pode usar ou rejeitar quaisquer idéias descobertas durante a revisão. As idéias aceitáveis são então incorporadas no documento original e um rascunho final é criado.