Esse programa encoraja os estudantes a projetarem, montarem e usarem um centro de aprendizado "fácil de fazer" chamado de Centro de Atividades sobre o Clima Espacial (CACE). Esses centros fornecem um ambiente centrado no qual os estudantes poderão monitorar e reportar o progresso de uma tempestade solar. Como parte das instalações do CACE, cada centro contém um computador com acesso via internet aos dados atuais e antigos da NASA. Diversos flip charts oferecem instruções passo a passo para que os estudantes obtenham e transfiram rapidamente os dados para planilhas específicas de coleta de dados. Como uma parte adicional do processo de aprendizado, os estudantes são encorajados a desenvolverem os seus centros de atividade com material facilmente encontrado em lojas e usando figuras da NASA que podem ser obtidas na internet. Essa abordagem artística imprime um senso de posse por parte dos estudantes e estabelece a NASA como um ponto visual de interesse no ambiente da sala de aula. Instruções adicionais são fornecidas para ajudar os seus estudantes a transformarem toda a informação recém-adquirida em relatórios de notícias agendados regularmente. Ao final, esses relatórios resumidos poderão ser apresentados através de uma variedade de mídias acessíveis, incluindo software de edição de vídeos de baixo custo e/ou estúdios de transmissão existentes na escola.
Sim. Você pode fazer o download de dois guias separados na Seção Como Começar da página do CACE: Guia de Instruções, Guia dos Flip charts.
O Guia de Instruções segue o Ciclo de Aprendizado 5E. As lições 5E pedem aos estudantes para usarem suas habilidades de questionamento por meio da apresentação daquilo que eles sabem e daquilo que eles podem fazer com o seu conhecimento num espaço de tempo realístico. Incluídos no guias estão os Objetivos Instrucionais, as Conexões Padrão e as Atividades. Cada atividade foi cuidadosamente desenvolvida para seguir a sequência de eventos que ocorrem durante uma Tempestade Solar típica e são portanto compostas das seguintes quatro seções principais: Regiões das Manchas Solares, Sinais de Tempestades Solares, Magnetosfera e Auroras. A análise realizada pelos estudantes dos dados associados a cada seção vai contribuir para uma compreensão mais profunda do conceito global: Como podemos prever tempestades solares para proteger satélites, estações de energia e astronautas?
O Guia dos Flip charts fornece um resumo abrangente de todos os quatro flip charts: Regiões das Manchas Solares, Sinais de Tempestades Solares, Magnetosfera e Auroras. Cada seção contém um panorama geral, dicas úteis e questões das Planilhas para Coleta de Dados dos estudantes. Os flip charts dos estudantes e as planilhas para coleta de dados podem ser obtidas na página do CACE (em inglês SWAC):
Não. Cada CACE contém quatro elementos básicos:
O programa CACE é extremamente flexível e pode ser rapidamente modificado para atender às necessidades de qualquer número de estudantes. Embora uma pessoa possa monitorar o seu centro de aprendizado CACE em um tempo tão curto quanto 15 minutos por dia, há várias maneiras de incorporar o seu CACE como uma experiência completa na sala de aula. Uma maneira é dividir os estudantes nos 5 grupos de tópicos:
O tamanho máximo recomendado dos grupos é de 5 estudantes. Quatro estudantes em cada grupo atuarão como Coletores de Dados enquanto um estudante em cada grupo atuará como analista de dados. Os estudantes em cada grupo podem compartilhar ou trocar as responsabilidades de coleta de dados para o seu tópico a cada semana. Isso permite que os estudantes aprendam sobre as quatro seções do CACE, continuem a coletar e analisar dados, realizem observações em primeira mão de como os dados variam ao longo do tempo e ganhem experiência na transmissão. Através do compartilhamento dos dados e de sua projeção em gráficos ao longo do período de um mês, eles poderão procurar por padrões ou tendências nos dados e desenvolver uma compreensão aprofundada dos conceitos-alvos.
Pequenos grupos de 2 a 4 estudantes podem se revezar e compartilhar as responsabilidades de coleta de dados. Entretanto, o grupo inteiro pode tomar parte nas tarefas opcionais de reportar e/ou transmitir os dados.
Não. Depois que o centro de aprendizado for instalado, os estudantes poderão analisar os dados e prever uma tempestade solar com facilidade e exatidão, seguindo as instruções passo a passo fornecidas nos Flip charts do CACE. Cada Flip charts contém informações introdutórias sobre o clima espacial e dicas sobre como analisar os dados e navegar pelo website!
Depois que os estudantes tiverem coletado e analisado os dados em cada seção, eles estarão prontos para explorar os dados adicionais disponíveis nos outros links e materiais que estão prontamente disponíveis na seção Material Adicional sobre o Clima Espacial do website.
Não. A página do CACE é uma ferramente de aprendizado extremamente robusta e completa, com tutoriais passo a passo sobre como interpretar dados ao vivo ou em tempo "quase real" sobre o clima espacial provenientes de 10 missões e 36 instrumentos. Todos os links de dados necessários para fazer as suas observações do clima espacial estão localizados em uma única página chamada Dados do Clima Espacial. Além de cada um dos links de "dados ao vivo" você também vai encontrar links de "tutoriais" contendo tutoriais simples que vão lhe ajudar quando estiver interpretando os dados. Você sempre pode encontrar o que procura retornando a esta página!
Nós dividimos todo o material do Centro de Atividades sobre o Clima Espacial em quatro categorias associadas a cores diferentes: Regiões das Manchas Solares (laranja), Sinais de Tempestades Solares (verde), Magnetosfera (azul) e Auroras (lilás). O mesmo esquema de cores é usado nos flip charts, planilhas para coleta de dados e na página de Dados ao Vivo e Tutoriais. Você sempre pode saber rapidamente em qual seção você se encontra.
O Visualizador Multimídia de Clima Espacial é uma das principais ferramentas de observação que você utilizará. Uma vez que o Visualizador for aberto, recomendamos que você simplesmente o mantenha aberto em uma aba ou janela separada do seu navegador, para ter um acesso rápido aos dados quando necessário.
Como parte da abordagem do CACE, os estudante são encorajados a transformarem os seus relatórios CACE em relatórios de notícias reais regularmente agendados. Esses relatórios de notícias podem ser apresentados através de uma variedade de mídias acessíveis incluindo software de edição de vídeos de baixo custo e/ou estúdios de transmissão existentes na escola. A página do CACE inclui exemplos de roteiros, clípes de vídeo, exemplos de relatórios, guias para professores, gráficos para fazer download etc.
Software para Gravação de Áudio e Vídeo: Há uma variedade de opções de software disponível, incluindo: SONY Vegas Movie Studio, Adobe's Visual Communicator 3 (VC3), CCTV, iMovie, Audacity, Garage Band etc.
Um exemplo de vídeo-relatório sobre o Clima Espacial pode ser visualizado na página do CACE: SWAC.
Sim. Na seção Para Educadores da página do CACE você vai encontrar informações sobre os seguintes tópicos: Padrões Nacionais e Avaliação, Métodos e Técnicas, Averiguação, Revisão por Pares, Reflexão sobre as Previsões etc.
Devemos apenas colocar um link aqui, por enquanto?
Sim. Simplesmente visite a seção Atividades Adicionais na página do CACE http://sunearthday