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Goddard Space Flight Center

Centro de Atividades sobre o Clima Espacial

Centro de Atividades sobre o Clima Espacial

Ferramentas para avaliação

Ferramentas para avaliação

  • Preenchimento do questionário. (Fact)
  • Construção de respostas às perguntas para determinar a habilidade deles em: explicar com as suas próprias palavras o que eles aprenderam, raciocionar e aplicar o conhecimento, e comunicar ciência (avaliação do material entregue).
  • Participação ativa com o uso dos materiais fornecidos, de forma que os alunos vão conduzir a sua própria investigação e aplicar habilidades de resolução de problemas (avaliação do material entregue).

Preencha o questionário:

  1. O Sol é uma ... dinâmica e ativa...
  2. O único sinal visível da conexão entre o Sol e a Terra é...
  3. Uma mancha solar parece ser uma mancha escura na superfície do Sol porque...
  4. A distância entre o Sol e a Terra é...
  5. O vento solar é causado por...
  6. As cores da aurora são causadas por...
  7. Um ciclo solar é...
  8. O campo magnético em uma mancha solar é tão forte que...
  9. Uma ejeção de massa coronal (EMC) ejeta...

Resposta individual

Você é membro de um time científico que dá o primeiro alerta aos satélites de telecomunicações de que uma possível tempestade solar pode causar considerável dano aos sistemas de telecomunicações. Você tem usado o Centro de Atividades sobre o Clima Espacial e o Visualizador do Clima Espacial e tem observado o Sol procurando por uma possível EMC. Liste os procedimentos que você esperaria que um novo membro do seu time seguisse antes de enviar um alerta de tempestade solar.


Atribuição de notas ao material entregue:

4- Planilhas de dados foram completadas e estão corretas

  • Começando com as regiões das manchas solares, checando e comparando os dados dos diferente observatórios e sondas (uso de todos fornecidos nos flip charts)
  • Checando os recursos disponíveis nos links para ter uma vião mais próxima da localização, tamanho, nível de atividade e direção
  • As planilhas de dados estão completas e corretas
  • Os links recomendados estão incluídos
  • A previsão foi claramente gravada como uma Transmissão do Clima Espacial, com boas habilidades de comunicação – clareza, original e completa

3- Planilhas de dados foram completadas

  • Checar cada seção para constatar se a previsão da tempestade solar foi feita na sequência correta, comparando os dados com os obtidos de observatórios e sondas
  • Listar razões para a previsão: localização, tamanho e direção
  • Planilhas de dados estão completas e são usadas para escrever o roteiro de transmissão
  • A transmissão demonstra conhecimento dos dados necessários para fazer a previsão

2- Planilhas de dados foram completadas mas não estão em uma ordem específica

  • Os dados da região das manchas solares são a principal fonte para fazer previsões
  • As planilhas de dados são usadas mas nem todas são interpretações acuradas dos dados
  • O exemplo de roteiro de transmissão é usado para comunicar os resultados deles

1-Uso apenas da região das manchas solares

  • Foi correta e bem definida
  • A planilha de dados foi completada e está correta
  • A Transmissão do Clima Espacial baseada na região das manchas solares está correta

0- Sem real evidência de compreensão


Atividade de participação ativa:

Os alunos entram em ação, à medida que a tempestade solar perfeita está prestes a ocorrer. Os alunos têm trabalhado em grupo e cada time é solicitado a fazer uma previsão. Os seus próprios dados não vão ser usados porque está nublado e chuva é esperada na sua área durante toda a semana. Você está numa baixa latitude de forma que a magnetosfera não é efetiva; raios desativaram o recebimento de rádio. O aluno depende dos observatórios online e dos dados das sondas. Eles estão prestes a enviar um primeiro sinal de alerta e prosseguem, checando os dados POES e procurando por comprovação da sua previsão, durante um intervalo de uma semana, uma hora por dia, no mesmo horário todo o dia.

Interação do time:

Complete a descrição de uma página do processo que o seu time seguiu, incluindo o porquê do seu time ter feito a previsão, os passos que o time seguiu para verificar os dados, e os recursos online que o seu time usou. Desenvolva o seu próprio relatório de clima espacial para transmitir um possível alerta.


Atribuição de notas:

4-Os estudantes dividiram os seus times de acordo com a habilidade de cada um, para realizar o trabalho eficientemente

  • As checagens foram feitas para vários observatórios e sondas, e verificadas
  • Cada área da rede foi checada duas vezes pelos membros do time
  • O índice Kp foi checado para determinar a intensidade do evento, e as localizações das auroras (usando o mapa das auroras)
  • Os alunos fizeram uma previsão de onde enxergar auroras
  • Os estudantes realizaram a verificação em 3-4 dias para determinar se houve correlação entre manchas solares e auroras, e checaram a aurora oval a partir das sondas, para verificação
  • Os alunos desenvolveram uma transmissão para dar a oportunidade a outras pessoas na sua área de ver a aurora

3-Todos os alunos trabalharam juntos

  • As checagens foram feitas para vários observatórios e sondas, e verificadas
  • Cada área da rede foi checada duas vezes pelos membros do time
  • O índice Kp foi checado para determinar a intensidade do evento, e as localizações das auroras (usando o mapa das auroras)
  • Os alunos fizeram uma previsão de onde enxergar auroras, e checaram a aurora oval a partir das sondas, para verificação
  • Os estudantes realizaram a verificação em 3-4 dias para determinar se houve correlação entre manchas solares e auroras
  • Os alunos não realizaram a transmissão

2- Todos os alunos trabalharam juntos

  • As checagens foram feitas para vários observatórios e sondas, e verificadas
  • Os alunos fizeram uma previsão de onde enxergar auroras, e checaram a aurora oval a partir das sondas, para verificação

1-Alguns dos alunos estiveram ativamente envolvidos; os outros permaneceram passivos na sua participação

  • As checagens foram feitas para um observatório
  • Os alunos fizeram uma previsão de onde enxergar auroras, que não foi verificada

0-As tentativas dos alunos não foram feitas como instruído.