Português English
Contato

Série de Seminários do INF | Seminários 2020/02

    Todos os seminários acontecem às 12:45 e têm duração de aproximadamente 45 minutos seguido de perguntas.

Março:

  • 17/03/2021
    • Título: O leopardo nunca muda suas manchas: formação de padrões de pigmentação realistas acoplando crescimento de tecido com reação-difusão
    • Palestrante: Marcelo de Gomensoro Malheiros(FURG)
    • Local: https://mconf.ufrgs.br/webconf/serie-de-seminarios-do-inf
    • Replay: https://www.youtube.com/channel/UCBZ7tdk8JvJG3kHSbQeXr0Q
    • Resumo: Tradicionalmente a formação de padrões usando reação-difusão é feita em domínios estáticos, seja por simplicidade computacional ou por tratabilidade numérica. Neste trabalho exploramos a combinação de mecanismos simples como uma possível explicação para a formação de padrões de pigmentação, onde o crescimento de tecido desempenha um papel crucial. Nossa motivação não é apenas reproduzir padrões naturais, mas também obter insights sobre os processos biológicos subjacentes. Assim, apresentamos uma nova abordagem para gerar padrões realistas de pele de animais. Primeiro descrevemos a aproximação do crescimento do tecido por uma série de expansões discretas de matrizes. Em seguida, combinamos este crescimento com uma adaptação do modelo de reação-difusão não-linear de Alan Turing, impondo limites inferiores e superiores às concentrações dos reagentes químicos envolvidos. Também propomos a adição de uma reação autocatalítica com um único reagente, que chamamos de reforço, capaz de fornecer um mecanismode manutenção do padrão já estabelecido durante o crescimento. Por meio do ajuste cuidadoso dos parâmetros e do encadeamento das operações, foi possível reproduzir a aparência de algumas espécies reais. Em particular, recriamos em detalhes as características únicas da pele do leopardo, além de fornecer uma hipótese para a produção simultânea de dois tipos de melanina nestaespécie, eumelanina e feomelanina.
    • Short-bio: Marcelo de Gomensoro Malheiros atua como professor adjunto na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Estadual de Campinas, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas e doutorado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem ampla experiência em Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica e Simulação. Faz pesquisa e ensina nas seguintes áreas: geometria computacional, modelagem geométrica, síntese e processamento de imagens, simulação de sistemas biológicos e gráficos 3D interativos.