Série de Seminários do INF | Seminários 2023/2
Todos os seminários acontecem às 12:45 e têm duração de aproximadamente 45 minutos, seguido de perguntas. Os seminários podem ser conferidos na íntegra pelo YouTube em @seminariosINF
Outubro
- 04/10/2023 | CEI Talks + SemINF
- Título: Como as Startups de Software Lidam com UX Design?
- Palestrantes: Leticia Machado
- Gravação: youtube.com/live/praMiocRn6w
- Resumo: Startups de software são empresas que desenvolvem produtos de software inovadores em um ambiente de pressão e escassez de recursos. A pergunta é: Como incorporar a Experiência do Usuário (UX) nas atividades diárias? Por onde começar? O progresso técnico apoia a transformação de UX? E quais são as armadilhas típicas no caminho para criar uma cultura de UX para as startups?
- Mini-bio: Professora Adjunta do Instituto de Informática da UFRGS. Sua pesquisa investiga a prática profissional de software, com foco em aspectos humanos e sociais do desenvolvimento de software.
- 11/10/2023 | SemINF – Série de Seminários do Instituto de Informática da UFRGS
- Título: Avaliação institucional 2023 do INF
- Palestrantes: Nicolas Maillard
- Gravação: youtube.com/live/z5KHcYQvCvA
- Resumo: Neste seminário, o NAU-INF apresentará os dados das avaliações de 2022 e 2023/1, que integrarão o RAAI 2023 da UFRGS: evolução do ensino na graduação e pós-graduação, da pesquisa e da extensão, desafios e prioridades para 2024.
- Mini-bio:
Os membros do NAU são:
Nicolas Bruno Maillard – Coordenador
Alexandre da Silva Carissimi – Coordenador Substituto
Renan de Queiroz Maffei – Representante docente
Rodrigo Machado – Representante docente
Danielle Lira da Rosa – Técnica Administrativa
Giesa Carla da Silva – Técnica Administrativa
Cauã Roca Antunes – Representante discente
Iuri Mendonca Tinti – Representante discente
São todos servidores e estudantes do INF.
- 18/10/2023 | CEI Business + SemINF
- Título: Da Garagem à Nasdaq: Trajetória Empreendedora da Zenvia
- Palestrante: Cassio Bobsin
- Gravação: youtube.com/live/002lysoOFDg
- Resumo: Cassio Bobsin tem uma história que parece a de um empreendedor do Vale do Silício: ainda jovem, criou sua quarta empresa em uma garagem aos 22 anos. Hoje, essa empresa é negociada na bolsa de valores Nasdaq. Mas Bobsin não é do Vale, e sim de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A sua empresa se chama Zenvia. O negócio nasceu no começo dos anos 2000, de olho no SMS. Hoje, é uma plataforma de experiência do cliente que conecta consumidores e empresas por vários canais de comunicação.
- Mini-bio: Cassio Bobsin é CEO da Zenvia, fundou a startup na garagem e hoje ela é uma plataforma líder para experiência do cliente, tendo sido a primeira empresa de SaaS da América Latina a fazer IPO na Nasdaq. Co-Founder da WOW Aceleradora, maior aceleradora de startups do Brasil. Graduado em Ciência da Computação pela UFRGS, MBA em Gestão Empresarial pela ESPM, Mestre em Administração pelo PPGA-UFRGS, OPM pela Harvard Business School. Membro do Young Presidents Organization e Empreendedor Endeavor.
Novembro
- 01/11/2023 | SemINF – Série de Seminários do Instituto de Informática da UFRGS
- Título: Reproducible Research: where do we stand?
- Palestrante: Jean-Marc Vincent
- Gravação: youtube.com/live/Qd7JpjEdonQ
- Resumo: Reproducibility of experiments and analysis by others is one of the pillars of modern science. Yet, the description of experimental protocols, software, and analysis is often lacunar and rarely allows a third party to reproduce a study. Such inaccuracies has become more and more problematic and are probably the cause of the increasing number of article withdrawal even in prestigious journals and the realization by both the scientific community and the general public that many research results and studies are actually flawed and misleading. Open science is the umbrella term of the movement that strives to make scientific research, data and dissemination accessible to all levels of an inquiring society. Reproducible research encompasses the technical and social aspects of science allowing and promoting better research practices. In this talk, I will give a broad overview of the challenges at stake and of emerging solutions. I will also particularly discuss the role computer science can play in this topic.
- 22/11/2023 | CEI Talks + SemINF
- Título: Uma Jornada pelo Processamento de Linguagem Natural: Evolução e Aplicações
- Palestrante: Profa. Viviane Moreira
- Gravação: youtube.com/live/eiQrYHanVnE
- Resumo: O Processamento de Linguagem Natural (PLN) é uma área multidisciplinar que combina ciência da computação e linguística com o objetivo de permitir que as máquinas realizem tarefas úteis com a linguagem humana. Podemos dizer que as mudanças de maior impacto nos últimos anos vieram da área de PLN. A palestra irá abordar a evolução da área e como os desenvolvimentos recentes podem ser empregados em aplicações práticas como chatbots, análise de sentimentos e sumarização.
- Mini-bio: Viviane P. Moreira é professora titular no Instituto de Informática da UFRGS onde desempenha atividades de ensino e pesquisa. Suas áreas de atuação são Recuperação de Informações, Processamento de Linguagem Natural e Mineração de Dados, nas quais possui cerca de 40 orientações de mestrado e doutorado. Viviane é coautora de mais de 90 artigos científicos e tem coordenado diversos projetos de pesquisa. Além de atuar como membro do comitê de programa de conferências e como revisora de periódicos, ela é editora-chefe da ACL Rolling Review.
- 29/11/2023 | SemINF – Série de Seminários do Instituto de Informática da UFRGS
- Título: Networks, networks, and more networks: applications in humanities, data science, and machine learning.
- Palestrante: Ana Bazzan
- Gravação: youtube.com/live/Wn7YBVu1naU
- Resumo: Redes (ou grafos) podem ser usados em aprendizado de máquina com objetivo de representar dados que têm relações complexas. Além deste uso, o estudo de redes também é relevante dentro da agenda geral de IA, em pelo menos dois aspectos. Em primeiro lugar, ao se relacionar com processamento de linguagem e aquisição de dados na web semântica. Em segundo lugar, redes podem ser usadas para acelerar tarefas de aprendizado de máquina, como, por exemplo, no caso de aprendizado por reforço. Nesta palestra, apresentarei exemplos de como dados podem ser adquiridos e usados em aplicações nas áreas de humanidades (história, narrativas literárias) a fim de descobrir padrões e/ou investigar hipóteses de pesquisa. Posteriormente, discutirei aplicações de redes em ciência de dados e aprendizado por reforço, com exemplos em mobilidade urbana e comunicação entre veículos e infraestrutura.
- Mini-bio: Ana Bazzan is a professor at the Institute of Informatics at the Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), where she leads the Artificial Intelligence Group. Her research focuses on the synergies among multiagent systems, machine learning, and complex systems. In 2014, she was General Co-chair of AAMAS (the premier conference in the area of autonomous agents and multiagent systems).
Dezembro
- 06/12/2023 | SemINF – Série de Seminários do Instituto de Informática da UFRGS
- Título: Desenvolvimento de Jogos e Mercado de Trabalho
- Palestrante: Tiago Binz
- Gravação: youtube.com/live/eWZ3EXRfuFE
- Resumo: A palestra apresenta os diferentes papéis existentes numa equipe de desenvolvimento de jogos, dando enfoque aos programadores. Ela aborda as tecnologias e habilidades associadas a esse cargo, além de fornecer dicas sobre como ingressar nesse mercado.
- Mini-bio: Tiago é um desenvolvedor de jogos que tem estado ativo no mercado desde 2016, desempenhando papéis diversos, incluindo programação de gameplay, ferramentas e interface. Como um dos fundadores da Elemental Game Studio, ele teve a oportunidade de ajudar a estabelecer o estúdio e também compartilhou seu conhecimento como professor de desenvolvimento de jogos por um período de três anos. Sua trajetória inclui a conquista de uma publicadora na Game Connection America em 2019 e uma experiência como Diretor Técnico em um projeto de alto orçamento até 2022. Atualmente, ele continua a se aprimorar na Globant e colabora em um projeto com a Epic Games. Tiago também se dedica à pesquisa, com foco em shaders e acessibilidade na indústria de jogos.
- 13/12/2023 | CEI Business + SemINF
- Título: Além do Laboratório: A Jornada de Inovação para Spin-offs Acadêmicas
- Palestrante: Inaiara Cóser – Gestora de Inovação na Wylinka
- Gravação: youtube.com/live/qwaYWJBuRD4
- Resumo: A palestra aborda a transformação de pesquisas científicas em “deep-techs”. Com análises do cenário de empreendedorismo científico e tecnológico no Brasil, a Wylinka compartilha experiências, aprendizados, estratégias práticas e ferramentas para pesquisadores transformarem suas pesquisas em soluções inovadoras para a sociedade.
- Mini-bio: Possui mestrado em Saúde pela UFJF, especialização em Educação Moderna pela PUCRS e graduação em Ciências Econômicas pela UFJF. Desde 2008 trabalha na promoção de ecossistemas de inovação, integrando conhecimentos em empreendedorismo científico e tecnológico, educação socioemocional e inovação. Atualmente é gestora de inovação na Wylinka. Anteriormente trabalhou como especialista em habilidades socioemocionais no projeto Aprender Valor do Banco Central do Brasil e lecionando no ensino fundamental em uma rede de ensino. Foi Coordenadora de Prospecção de Oportunidades de Inovação no Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITTEC) do IF Sudeste MG e especialista em inovação no Parque Científico e Tecnológico de Juiz de Fora. Além disso, foi consultora do programa PRIME/FINEP e bolsista da incubadora de base tecnológica no Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt/UFJF).
Janeiro
- 24/01/2024 | CEI Business + SemINF
- Título: Patentes e sua Relação com Trabalhos Acadêmicos, Empreendedorismo e Startups
- Palestrante: Prof. André Inácio Reis
- Gravação: youtube.com/live/ag_QbP_qfy8
- Resumo: Patentes podem ser um instrumento útil no contexto de trabalhos acadêmicos, principalmente projetos de longo prazo com um viés empreendedor. Nesta palestra vamos discutir o papel que patentes podem ter neste contexto. Vamos apresentar o que é uma patente, para que serve, como conseguir uma patente e o seu papel em uma estratégia de empresas derivadas ou associadas com pesquisa acadêmica.
- Mini-bio: André Reis é Professor Titular do Instituto de Informática da UFRGS. Começou a estudar patentes em 2005 quando foi cientista-chefe da empresa dinamarquesa Nangate, que estabeleceu uma cooperação com a UFRGS. Desde então tem atuado em patentes em várias frentes, levando estratégia de patentes a outras empresas, incluindo a empresa InPlace Design Automation, da qual é cofundador.