E-mail | Configurando um Cliente de E-mail
Aviso importante referente ao armazenamento de mensagens em provedores estrangeiros
Configurações
Para usar sua conta com seu cliente de e-mail ( Thunderbird ou Outlook ), você não mais precisará saber os endereços dos servidores, pois eles serão automaticamente detectados. Clique aqui para saber informações adicionais sobre os servidores e portas, caso seu cliente de e-mail não seja suportado pelo sistema de auto configuração.
Abaixo, seguem as configurações dos clientes mais populares:
Mozilla ThunderBird no Windows
(Favor ler atentamente antes de realizar a configuração)
Já possuo instalado o thunderbird.
- 1 Siga os passo a partir do item 3, abaixo.
Primeira vez que usa o thunderbird.
- 1. Faça o download do programa visitando o link http://br.mozdev.org/thunderbird/
- 2. Abra o Thunderbird e logo após feche novamente, para que a identidade seja criada sem sua máquina.
- 3. Instale o certificado raiz. Verifique acima como realizar a instalação automática. (É necessário instalar apenas uma única vez).
- 4. Abra novamente o thunderbird:
- 5. Entre em configurar contas a partir das teclas ALT+F e depois N.( versão em português ) ou teclas ALT+E e depois A.( versão em Inglês )
- 6. Na parte inferior da tela, você encontrará o botão ( Ações de conta. Clique e aparecerá um sub menu Nova conta de email ).
- 7. Nos campos que apareceram digite, seu nome, endereço de email. Neste momento não adicione a senha. Seu endereço de email pode ser nos seguintes formatos: ( login@inf.ufrgs.br ) ou (nome.sobrenome@inf.ufrgs.br), caso já tenha criado. Após preencher os campos clique me continuar, Concluir e OK.
- 8. Novamente feche a abra a aplicação e repita a opção 5.
- 8. Encontre o perfil da sua conta e clique na opção Antispam (lembre-se no seu perfil)
- 9. Apenas marque a opção ( mover novos spans para: )
- 10. Se desejar habilitar o Arquivamento de mensagens Antigas, siga as instruções mais abaixo, sem clicar em concluir, caso contrário clique em OK.
Arquivamento de mensagens antigas
O arquivamento de mensagem move suas mensagem de sua pasta Entrada ou Enviados para uma estrutura organizada por períodos. Recomendamos alterar a seguinte opção para maior legibilidade:
- 11. Clique em Cópias e Pastas
- 12. Seção Arquivamento de mensagens -> botão Opções
- 13. Marque a caixa Manter a estrutura de pastas existente das mensagens arquivadas.
- 14. Confirme a alteração em OK
- 16. Clique em OK novamente para encerrar a configuração.
Consultando seu espaço em disco
Cada usuário dos serviços do .inf possue um espaço de dados no servidor.Este espaço é limitado, porém dotado de políticas de segurança e backup, sendo o gerenciamento deste recurso responsabilidade do titular da conta.O Thunderbird, por padrão no canto inferior direito da tela, informa ao usuário quando a quota atinge 75% do espaço disponível.

Lembre-se: Se sua quota ultrapassar 100%, você NÃO receberá mais mensagens de e-mail. Portanto, gerenciar este recurso é sua responsabilidade.
Como mover um spam para pasta Spam ou Junk de forma automática.
- 1. Entre em configurar contas a partir das teclas ALT+F e depois O.( thunderbird em português )
- 2. Clique em Segurança de após na aba a Antispam. Apenas marque a opção Ao marcar a mensagem como spam:.
- 3. Tecle OK e pronto.
Outlook 2007 ou superior
Windows 8
- 1. Para o funcionamento correto do Outlook ou Windows Live Mail, é necessário realizar uma mudança no registro do windows.
- 2. Clique aqui para baixar e executar a mudança no seu windows.
Configuração Automatica
- 1. Instale o certificado raiz, pelo modo Automático e após siga as instruções abaixo. Clique aqui
- 2. Ao criar uma nova conta:
- 2.1 a tela pedirá seu nome, endereço de email e senha. O seu endereço de email pode ser nos seguintes formatos: ( login@inf.ufrgs.br ) ou seu alias caso já tenha criado. (nome.sobrenome@inf.ufrgs.br).
- 3. Clique em continuar.
- 4. Não é necessário saber nenhuma informação de servidor ou porta, pois as configurações serão reconhecidas de forma automática.
- 5. Clique em concluir.
Configuração Manual
Algumas combinações de Windows+Outlook não estão funcionando com a autoconfiguração. Nesse caso é necessário realizar a configuração de forma manual, conforme passos abaixo.
- Instalar certificado raiz do INF, vide instruções no tópico Certificados de Segurança. A seguir, acessar menu Arquivo > Nova Conta de Email > Definir manualmente > Email da Internet, e informar seus dados de conexão:
Nome: Seu nome Email: username@inf.ufrgs.br Tipo de conta: IMAP Servidor de Entrada: imap.inf.ufrgs.br Servidor de Saída: smtp.inf.ufrgs.br |
Informações de Logon: Nome de usuário: username Senha: ****** |
Importante: Desmarcar a opção “Testar configurações da conta“.
A seguir, entrar em “Mais configurações“. Na aba “Avançado“, configurar:
Servidor de entrada IMAP: 993 Usar o seguinte tipo de conexão criptografada: SSLServidor de saída SMTP: 587 Usar o seguinte tipo de conexão criptografada: TLS |
Na mesma janela, na aba “Servidor de Saída“, marcar “Meu servidor de saída SMTP requer autenticação“.
Clicar em OK para fechar essa janela. Clicar em Avançar e, a seguir, em Concluir.
Mac OS X 10.6.8 usando Apple Mail
- 1. Instale o certificado raiz, e após siga as instruções abaixo. Clique aqui
- 2. Acesse o webmail, para que o sistema crie as pastas padrões ( Sent, Trash e Junk ). Não altere estas pastas.
- 3. Após abra seu “Apple Mail”, crie sua conta ou caso já possua criada, verifique a existência das 3 pastas citadas acima, com ícone que possuem formato pastas.
Habilitando a pasta Junk (Spam).
- 4. Acesse as configurações da sua conta.Clique em Mail > Preferences… > Junk Mail
- 5. Clique em Enable junk mail filter e após a opção Move it to the Junk mailbox
- 6. Feito estas configurações, feche todas as janelas e feche e abra novamente seu leitor
Associando as pastas Trash, Sent e Junk com o servidor IMAP.
- 7. Selecione primeiramente a pasta Trash que será associada do servidor com seu leitor.
- 8. Na barra de menus do seu leitor selecione as Mailbox > “Use this mailbox for…” e selecione Trash
- 12. Repita esta mesma operação para as outras duas pastas ( Sent e Junk ).
- 13. Feche o seu leitor e Abra-o novamente.
Não vejo as mensagens das minhas pastas, somente a INBOX
Aos substituirmos o servidor IMAP, suas pastas podem deixar de funcionar adequadamente devido ao seu leitor não possuir sistema de auto detecção de pastas.
- 1. Na barra de menus clique em Mail > Preferences > Accounts > Advanced.
- 2. No campo IMAP Path prefix remova a texto INBOX.
- 3. Feche seu leitor e abra-o novamente.
- 4. Devido a mudança,será necessário refazer os passos 7 a 14.
Mozilla ThunderBird no Linux
- 1. Siga a mesma as mesmas instruções de configuração do Thunderbird para Windows.
- 2. É necessário a instalação do certificado raiz. Verifique também como instalar o certificado no linux.
Alterações no sistema de email do INF
Dada a complexidade do nosso o sistema de email, realizamos algumas alterações bastante contundentes em nosso sistema.
- Clientes de email ( Outlook, Thunderbird, e Clientes de email MacOS X a confirmar.
- 1. Todo usuário que configurar sua conta nestes clientes citados acima terão suporte a auto configuração, não sendo mais necessário saber o nome de servidor, porta de conexão, etc. Estas dados virão automáticas da rede.
- 2. Com a auto configuração, os clientes acima terão como protocolo padrão o IMAP, permitindo uma total integração com o novo sistema de webmail.
- 3. O cliente de email que melhor se adapta ao novo sistema é o Thunderbird. Esta escolha se deve a melhor padronização das pastas, em especial a pasta SPAM, e em alguns casos a Lixeira.
- 4. Clientes que possuem leitores configurados com protocolo POP, deverão migrar para IMAP. Devido ao protocolo POP, não permitir o gerenciamento de pasta, torna difícil ao usuário controlar sua pasta de SPAM para saber se mensagens foram aprendidas ou não como SPAM. O controle desta pasta só poderá ser feito por clientes webmail e IMAP.
- 5. O protocolo IMAP, por padrão, permite manter sincronizado mensagens que estão no servidor servidor e ser cliente de email que está em sua máquina local, permitindo a leitura dos emails, mesmo sem conexão a internet.
- 3. O Cliente de webmail
- 1. A nova interface, permite mensagens serem arrastadas com mouse de uma pasta para outra
- 2. Permite o uso teclado para apagar mensagens entre outras funções.
- 3. Possibilidade de marcar uma mensagem como SPAM e já mové-la para a pasta SPAM.
- 4. Possibilidade de criar filtros ou regras, movendo mensagens do INBOX para outra pastas, melhorando a gerência das mensagens.
- 4.1. Muito útil para usuário que utilizam celular, e não querem que determinada mensagem ( LISTAS ) fiquem na Caixa de Entrada.
- 4.2. Os Filtros ficarão no servidor, portanto fizer uso de qualquer leitor de email, ( outlook, etc ), os mesmos já visualizaram suas pastas organizadas.
- 5. Mensagens com tag [ ***SPAM*** ], serão automaticamente movidas para a pasta SPAM, devendo o usuário mover a mensagens da SPAM, para que o sistema aprenda que dada mensagem não é spam, ou vice-versa.
- 6. Se você possuir um alias de email (nome.sobrenome@inf.ufrgs.br), este será automaticamente configurado em seu webmail, não precisado qualquer intervenção.
- Pasta Spam
- Procure verificar sempre suas mensagens pois a partir de agora, você passará a treinar suas mensagens indicando o que é spam ou não. Esta pasta terá suas mensagens automaticamente apagadas a cada 30 dias.