FAQ - Dúvidas Frequentes | FAQ – Impressoras

1. O que é balanceamento de carga em impressoras?

É um sistema que realiza automaticamente a distribuição dos jobs para as diversas impressoras conectadas ao sistema, evitando que uma impressora fique ociosa ou que a mesma seja monopolizada, ou sobrecarregada por várias impressões.

2. Por que minhas impressões estão lentas ou não saem do Spooler?

Obs: Apenas é necessário realizar estes passos, para quem obter mensagem de erro ou lentidão ao imprimir. Verifique a descrição a descrição de alguns sintomas.

Breve descrição.
Grande parte dos problemas se devem ao Firewall do próprio Windows ( todas as versões ) ou softwares de terceiros que não sabem controlar de uma maneira eficiente as conexões com o computador ao qual querem se comunicar.
O Firewall do seu Windows é configurado por padrão para restringir os acessos apenas à rede em que sua máquina se encontra. Como temos diferentes subredes e o servidor de impressão está em outra subrede, o firewall do Windows acaba bloqueando parcialmente ou totalmente conexões com outras máquinas, incluindo também nosso servidor de impressão, deixando sua máquina lenta.

Sintomas:
Após a autenticação suas Impressões ficam presas em sua fila de impressão local e não imprimem.
Ao clicar em imprimir, seu programa frequentemente trava por segundos, ou deixa de responder.
Mensagem de erro “\\Impressoras. Caminho da rede nao encontrado”.
Obs: Caso estes sintomas não acorram no seu Windows, não será necessário fazer qualquer correção.

Existem 4 maneiras, para corrigir o problema de lentidão.

1.Desativar seu firewall ( Aconselhável apenas para verificar se realmente é este o problema )
2.Desativar o protocolo de “Compartilhamento de Arquivos e Impressoras” do Windows. ( Isso resolve o problema, mas impede que você crie compartilhamentos de dados em sua máquinas local com a rede ).
3.Configure no seu firewall o protocolo de “Compartilhamento de Arquivos de impressoras
Existem duas formas de configurar seu firewall. As portas 137,138,139 e 445 deverão ser alteradas.
1.Configurar as portas para permitir acesso a qualquer computador, inclusive internet.
2.Configurar as portas para permitir acesso apenas à rede da UFRGS.
Passos a serem seguidos:
1.Acesse o painel de controle do windows e procure por firewall do windows.
2.Ao acessar, clique na aba “Exceções“. Procure por “Compartilhamento de Arquivos de impressoras“, clique nesta opção e depois no botão edit. ( CUIDADO: não desmarque a opção )
3.Você encontrará os números das portas citadas acima. É necessário editar cada uma delas.
4.Se você escolher Configuração personalizada, coloque para cada porta o endereço 143.54.0.0/255.255.0.0
5.O acesso acima estará liberando as portas, apenas à rede da UFRGS.
6.Clique em ok em todas a abas e pronto. Tente imprimir.
4.Configuração Automática (Para os mais apressados. Use este script por sua conta e risco.)
Baixe e execute este script impressoras_firewall.exe.
Clique em OK e tente imprimir.
Talvez seja necessário reiniciar sua máquina.