Atualmente, o espaço destinado às Páginas Web se encontram na máquina HTML (html.inf.ufrgs.br) e oferece PHP5. Para publicar sua página pessoal, basta colocar os arquivos que você deseja disponibilizar no diretório public_html(crie se ainda não existir) dentro do seu home. Sua página estará disponível a qualquer um através do endereço http://www.inf.ufrgs.br/~<seu login>. Exemplos:
http://www.inf.ufrgs.br/~jlennon http://www.inf.ufrgs.br/~pmmcartney |
O servidor WWW do Instituto permite o uso de PHP5 para a composição de páginas. Embora seja uma ferramenta muito útil, o PHP pode facilmente levar a problemas de segurança se os scripts não forem planejados com cautela. Se você não tiver muita experiência com programação PHP, recomenda-se verificar o script com alguém mais experiente antes de disponibilizar publicamente páginas com recursos mais “avançados” como acesso ao sistema de arquivos ou a bases de dados.
Importante: Por questões de segurança, o PHP é por padrão desabilitado para todos. Caso tenha interesse em utilizar PHP em seu site pessoal, acesse o Portal de Serviços do INF e vá até a opção “Versão do PHP”. |
Um dos principais problemas enfrentados com o PHP em nosso servidor é a disponibilização, por alguns usuários, de diretórios com permissão de escrita global dentro do public_html. A intenção normalmente é permitir o registro de informações em consequência de acessos à página (ex. contador de acessos).
Infelizmente, esse tipo de configuração também permite que usuários mal-intencionados depositem em nosso servidor páginas de conteúdo inapropriado: links para vírus/spyware/malware, manifestações políticas/religiosas/raciais, ou mesmo uma mensagem do tipo “Joe H@cker esteve aqui”. Esse tipo de página, estando acessível pelo nosso servidor, nos traz inúmeros inconvenientes junto ao CPD e à administração da Universidade.
A fim de evitar esses problemas, a Administração da Rede faz uma verificação periódica nos diretórios public_html de todos os usuários e remove as permissões de acesso de eventuais sub-diretórios que possuam permissão de escrita. Uma vez que isso acontece, a única maneira de restaurar a permissão (pois os sub-diretórios se tornam inacessíveis mesmo para o dono da conta) é comparecer pessoalmente à sala da admrede. Este procedimento é propositalmente tomado para desestimular a prática.
As mesmas informações citadas nesse artigo são enviadas por email para cada usuário que tiver seus sub-diretórios alterados pelo script.
Importante: A forma recomendada de se gravar informações no site usando PHP (e.x.: para armazenar dados enviados via formulários), é realmente criar-se um diretório com permissão de escrita, mas fora da hierarquia do public_html. Os scripts PHP tem acesso direto a esse diretório pelo path e o conteúdo ali escrito não fica automaticamente visível como parte integrante do site principal. Dessa forma, evita-se que um visitante mal-intencionado consiga injetar páginas inapropriadas ou conteúdo não autorizado (html, imagens ou mesmo php) diretamente no site aproveitando alguma brecha na validação dos campos de um formulário HTML. |
Os arquivos ficam hospedados no servidor html, acessível através do protocolo SFTP (para isso, você deve usar um cliente SFTP e seu login) ou Samba (apenas dentro da rede do Instituto).
Página pessoais (/~login) somente podem ser editadas/atualizadas pelo próprio proprietário. Somente páginas de projetos (/nome_projeto) podem ser gerenciadas por mais de um usuário.
Host Name: html.inf.ufrgs.br
Port Number: 22
Username: <login do inf>
Password: <senha do login>
File Protocol: SFTP
Abaixo segue uma lista dos clientes SFTP mais populares:
Se você estiver fora da rede do Instituto, o acesso só será possível via SFTP.
Você também pode obter mais detalhes consultado o FAQ – Páginas Web.