Páginas Web | Quotas de Disco
Os usuários da rede do Instituto possuem uma quota de disco unificada, compartilhada entre arquivos pessoais (diretório-home) e email e páginas html, ficando sob controle do próprio usuário usufruir de sua quota da maneira que lhe for mais interessante.
As quotas variam de acordo com o tipo de usuário, conforme a Política de Contas.
Espaço em Disco Excedido e Bloqueio de Conta
Existe uma tolerância de 20% da cota de espaço em disco da conta que pode ser ultrapassada, durante um período de no máximo 1 semana. Por exemplo, um usuário que tem quota de 2 GB, pode exceder esse valor até o limite de 2,4 GB (2GB + 20%) por um período de 7 dias. Se esse tempo for esgotado, ou se o limite de 20% for atingido — quando se diz que a quota foi “estourada” —, não será mais possível criar novos arquivos no servidor, receber e-mails e sua conta será bloqueada. Para regularizar essa situação, você deverá entrar em contato com a Administração da Rede, pedindo a verificação do motivo do bloqueio e possível liberação.
IMPORTANTE: Note que um usuário com espaço em disco excedido não receberá novos e-mails até regularizar a situação de sua conta pelo procedimento acima. Eventuais mensagens recebidas neste período serão automaticamente descartadas.
Dicas para evitar estouro de quota
- Verifique sempre a sua quota de espaço em disco no Portal de Serviços do INF.
- Verifique se os seus e-mails de fato estão sendo permanentemente excluídos. Muitas vezes ao excluir um e-mail pelo webmail/cliente de e-mail, essa mensagem é depositada na lixeira, não sendo de fato removida do servidor e ocupando espaço de sua quota;
- Caso você utilize um cliente de e-mail nas máquinas dos laboratórios de graduação, evite utilizar a configuração POP3. Essa configuração realiza o download das mensagens para a máquina local, logo, passa a ser depositada no seu diretório homes, podendo estourar sua quota. É recomendável optar pela configuração IMAP, que acessa suas mensagens diretamente do servidor de e-mails;
- Verifique se arquivos excluídos não foram para a lixeira. Mesmo que você tenha excluído aquele arquivo de 200MB, se ele estiver na lixeira, continua ocupando esse mesmo espaço;
- Realize eventualmente a limpeza da cache do browser;
- Evite estourar a capacidade de sua quota para liberar algum espaço. Se você perceber que sua quota está próxima ao limite, é um bom indício de está na hora de excluir alguns arquivos de sua conta;
- Evite instalar programas diferentes dos que já estão nas máquinas. Essa instalação é realizada no seu home, ocupando espaço;
- Algumas aplicações, como o Eclipse, exigem que plugins sejam instalados nas contas dos usuários. Esses plugins NÃO FAZEM PARTE da instalação padrão. Caso você precise utilizar tal plugin, não há problema em utilizá-lo, mas é necessário que você tome cuidado para não exceder sua quota.
Essas são apenas algumas dicas que com certeza ajudam a manter algum espaço disponível em sua quota. Caso você tenha alguma dúvida e/ou sugestão, envie um e-mail para admrede@inf.ufrgs.br.