E-mail | Resposta Automática

O sistema de email do INF permite que você configure uma resposta automática a ser retornada as pessoas que lhe enviarem emails. Essa funcionalidade, também conhecida comomensagem de vacation ou mensagem de fora do escritório, é utilizada para avisar seus contatos que não estará lendo emails com a frequência usual durante um determinado período (ex. por estar em férias ou viajando a trabalho).

Como funciona:

O gerenciamento da funcionalidade de vacation é feito através do controle de filtros do Webmail do INF e é bastante flexível.

Você pode, por exemplo, configurar mensagens de resposta automática diferentes dependendo do remetente da mensagem. Caso você possua múltiplos apelidos (aliases) configurados para sua conta, você pode ativar a resposta automática para alguns dos seus endereços de email, mantendo-a desativada para outros. É possível ainda limitar o número de respostas automáticas que serão enviadas a cada remetente, caso você receba múltiplas mensagens de uma mesma origem em um curto período de tempo.

Como Ativar:

Instalando uma Mensagem de Resposta Automática pela primeira vez:

Acesse o webmail com seu usuário e senha do INF e, a seguir, clique no botão Configurações (1). Depois, selecione a tela de configurações de filtros (2) e clique no + para criar um novo filtro (3).

650px-Webmail_criar_filtro

A seguir, na tela de configuração do novo filtro:

650px-Webmail_filtro_vacation

Configurando o filtro e mensagem de vacation
  • (4) Informe o nome do novo filtro. Utilize um nome que facilite a identificação futura (ex.: vacation).
  • (5) Selecione todas as mensagens para que a resposta automática seja enviada para qualquer email recebido de qualquer remetente. Caso deseje enviar a resposta automática apenas para determinadas mensagens, selecione uma das outras duas opções e defina regras para selecionar as mensagens que deverão ser respondidas automaticamente.
  • (6) Selecione a ação “Mensagem de Fora do Escritório” (Out-of-office Message), a qual corresponde a funcionalidade de resposta automática.
  • (7) Escolha o assunto (subject) que será utilizado na mensagem de resposta. Opcionalmente, indique que o assunto da mensagem que está sendo respondida deverá ser incluido na resposta (8).
  • (9) Elabore a sua mensagem de resposta automática.
  • (10) Clique em Salvar para gravar as modificações e ativar o filtro.

Opções Avançadas: Por padrão, a resposta automática será ativada para todos os endereços (aliases) de sua conta de email. Para ativar a resposta automática apenas para endereços especifícos, marque a caixa Opções avançadas e a seguir marque os endereços de email para os quais deseja ativar essa regra de resposta automática

Desativando a Resposta Automática

Para desativar a resposta automática, acesse a tela de configuração do filtro que você criou (Configurações → Filtros), marque Desativar regra e salve a alteração.

Reativando a mensagem de Reposta Automática

Se você já utilizou o resposta automática anteriormente (ou seja, já criou o filtro vacation no webmail), basta acessar o filtro (Configurações → Filtros), desmarcar a caixa Desativar regra, atualizar a mensagem de resposta automática e salvar as modificações realizadas.