FAQ - Dúvidas Frequentes | FAQ – Quotas (E-mail e Homes)

O que é quota de disco?

Quota de disco é um serviço implementado em nosso servidor de home, que disponibiliza ao usuário uma pequena porção de área de disco, que permite a gravação dos seus dados pessoais.

Como verifico o quanto estou utilizando de minha quota?

Quando você já se encontra logado em uma estação Unix ou Linux, basta digitar o comando “quota -v”. Se você estiver um uma estação Windows, utilize o programa Putty para se logar na “portal.inf.ufrgs.br”. Após o login, digite, “quota -v”.

O que significa o relatório do programa “quota”?

Abaixo está o exemplo da quota de um usuário. ( Aviso: Se você observar, temos duas colunas divididas – blocks e files. Atualmente, estamos fazendo quota por espaço em disco utilizado e não por número de arquivos. Por este motivo, na segunda coluna, os valores quota e limit estão com valores “0” ).

Disk quotas for user nome_do_usuario (uid 759):

Filesystemblocksquotalimitgracefilesquotalimitgrace
/dev/sda3
83180*800001000006days59600

Esse é apenas um exemplo. Verifique sua quota pois cada usuário pode ter quota diferenciada – dependendo do seu nível (graduação, mestrado, doutorado, professor, etc). Abaixo, o significado de cada campo.

uidIdentificador único do usuário dentro do sistema UNIX;
FilesystemUnidade de disco onde se encontra os dados dos usuários no servidor de home (informação relevante);
BlocksÉ o número total de blocos (em kilobytes) que um usuário está utilizando; O asterico indica que você ultrapassou sua quota.
quotaÉ a sua quota mínima, também chamada de quota soft, pois você pode ultrapassar deste limite. Se você nunca passar do valor determinado para sua quota, dificilmente terá problemas de espaço;
limitÉ a quota máxima, também chamada de quota hard. O sistema impede a gravação de qualquer dado ou arquivo.
graceÉ o prazo máximo que você possui para regularizar sua quota antes que ela seja bloqueada e impossibilite que você grave em sua área de dados.

Excedi minha quota, o que devo fazer?

É necessário que você exclua arquivos do seu diretório home, da sua página pessoal ou e-mails para liberar espaço.

Para excluir arquivos do seu diretório home será necessário acessar a máquina “portal.inf.ufrgs.br” via ssh com seu usuário/senha.

Caso você tenha excedido a quota máxima ou o tempo para regularização tenha expirado, não será possível autenticar nos laboratórios de graduação em modo gráfico. Para logar em modo texto, no Linux, pressione simultaneamente as teclas CTRL+ALT+F1.

OBS.: É provável que seu profile do Windows tenha corrompido. Para regularizar a situação de seu profile siga os passos descritos aqui.

Para excluir arquivos da sua página pessoal, será necessário acessar a máquina “html.inf.ufrgs.br” via sftp ou compartilhamento samba(este apenas dentro do instituto).

Para excluir e-mails, você pode acessar o webmail ou acesse a máquina “portal.inf.ufrgs.br” via ssh com seu usuário/senha e digite o comando “alpine”. O Alpine é um programa gerenciador de e-mails em modo texto.

Caso você tenha excedido a quota máxima ou o tempo para regularização tenha expirado, você ficará sem acesso aos seus e-mails, impossibilitando realizar a limpeza de seus e-mails. Nesse caso, é necessário entrar em contato com a AdmRede para que seu acesso seja liberado.

O que irá acontecer se eu não regularizar minha quota?

O controle de quotas é feito em duas etapas, com dois limites diferentes:

O primeiro limite serve como um alerta, e não impede que você continue recebendo novas mensagens.
Quando o segundo limite for atingido, você deixará de receber e-mails e as mensagens enviadas para sua caixa postal retornarão ao remetente com erro.

Ao receber a mensagem de aviso de estouro de quota, você deve regularizar a sua situação o quanto antes, removendo do servidor as mensagens antigas e já lidas.

Já apaguei todas as mensagens do servidor de email, mas minha quota ainda está mostrando “x” MB. O que está errado?

Desde março de 2006, as quotas de email e de home estão unificadas em uma só. Isso significa que, se você não tem mensagens no servidor, mas ainda assim o sistema mostra um certo valor ocupado, isso é devido a arquivos e pastas no seu diretório-home.

O que está ocupando espaço em meu home?

Muitos alunos questionam se as aplicações que estão instaladas nas máquinas ocupam espaço em seu home. A resposta é: provavelmente não!

Existem basicamente duas situações que as aplicações que estão na instalação padrão podem ocupar um espaço significativo em seu home: a cache do navegador e, arquivos cache do java (para quem faz programação Java). A solução nestes dois casos, é remover os arquivos de cache na própria aplicação.

Se não for esse o caso, é necessário localizar o que está ocupando esse espaço. Para fazer isso, é necessário apenas verificar qual a pasta em seu home que está ocupando o maior espaço. O sistema deve ocupar aproximadamente 40MB da quota, o excedente, se não for as caches citadas, possivelmente são arquivos/programas particulares.

Pelo Windows, é possível identificar o quanto uma pasta está ocupando acessando as propriedades da pasta. Pelo Linux, o comando “du -Sh” apresenta o espaço ocupado por cada pasta/subpasta de uma só vez. Essa é uma boa maneira de tentar “rastrear” o que está ocupando espaço em seu home.