Alguns vídeos do Projeto LoBoGames

Estamos divulgando dois vídeos do projeto. Desculpem, sem nenhuma qualidade de edição profissional. 🙂 Mas que permite ter uma ideia da abrangência que o Projeto LoBoGames atingiu nos seus primeiros anos de execução, até 2015, bem como as muitas sementes plantadas. As atividades seguem intensas, novos vídeos virão…

  • _ vídeo inicial com algumas informações do projeto e atividades de 2014. (vídeo_1)
  • _ vídeo ilustrando as atividades realizadas até 2015. (vídeo_2)

 

Contribuição do Prof. Roberto Cabral de Mello Borges

Há várias formas do Projeto LoBoGames receber ajuda de colaboradores, mas esta foi inesperada e emocionante. Recebemos de presente do Prof. Roberto Cabral de Mello Borges, do Instituto de Informática da UFRGS, este belo livro “Os Melhores Jogos do Mundo”, da editora Abril, 1983, vindo do próprio acervo deste nosso colega. Não temos palavras para agradecer este presente, que certamente será muito bem aproveitado pelo projeto. Muito obrigado Prof. Cabral.

 

LoBoGames no VI Congresso Estadual de Educação Física na Escola

Nos dias 11 e 12 de maio de 2017, o VI Congresso Estadual de Educação Física na Escola, recebeu o nosso trabalho intitulado: O USO DE JOGOS LÓGICOS DE TABULEIROS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.

A temática do evento – O QUE A EDUCAÇÃO FÍSICA TEM A ENSINAR PARA A INFÂNCIA E A JUVENTUDE COMTEMPORÂNEA – instigou uma de nossas bolsistas, pois este é um evento em nível estadual que busca dar continuidade ao desenvolvimento histórico de atividades de formação continuada para professores, promovido pelo Centro Universitário UNIVATES de Lajeado – RS.

A exposição de materiais didáticos foi à forma escolhida para apresentarmos o trabalho desenvolvido pelo Projeto de Extensão LoBoGames da UFRGS. Encontramos no evento uma professora multiplicadora, atuante na cidade de Porto Alegre e fruto de um dos nossos cursos de formação, além de divulgar suas imagens aos demais, a mesma contribuiu contando-nos como tem feito para levar o projeto adiante, pinturas que foram feitas nas quadras da escola, um projeto integrador e auxílio de professores de outras áreas foram algumas contribuições relatadas pela Profa. Andressa.

Cada participante do evento, em contato com os jogos, demonstrava interesse e curiosidade, como segue nas falas de alguns:

– Já trabalho com jogos lógicos, mas não sabia que existiam tantos e com tantas variações.

-Vocês divulgam o material gratuitamente? Que legal. (expressão de espanto).

A exposição teve duração de uma hora, havendo trocas e compartilhamentos de saberes. Foi possível perceber que o interesse está presente em educadores curiosos, motivando-nos a cada vez mais divulgarmos o que acreditamos.