Alguns vídeos do Projeto LoBoGames

Estamos divulgando dois vídeos do projeto. Desculpem, sem nenhuma qualidade de edição profissional. 🙂 Mas que permite ter uma ideia da abrangência que o Projeto LoBoGames atingiu nos seus primeiros anos de execução, até 2015, bem como as muitas sementes plantadas. As atividades seguem intensas, novos vídeos virão…

  • _ vídeo inicial com algumas informações do projeto e atividades de 2014. (vídeo_1)
  • _ vídeo ilustrando as atividades realizadas até 2015. (vídeo_2)

 

Livreto LoBoGames 2014/2015

O Programa de Extensão LoBoGames – Jogos Lógicos de Tabuleiro da UFRGS lançou um livreto comemorativo e ilustrativo referente ao primeiro biênio 2014/2015 de atividades do Programa. Este foi impresso pela Gráfica da UFRGS com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROREXT). Foram feitos apenas 100 unidades do livreto. Por este motivo estamos disponibilizando uma versão eletrônica (PDF), abaixo.

livro-ufrgs-v3

Jogos Lógicos de Tabuleiro nas Escolas do Campo

As escolas do campo são, historicamente, ambientes que unem a diversidade cultural, pois estão localizadas na área rural e reúnem as mais diversas populações em seu entorno. As manifestações culturais da população rural tornam-se parte do aprendizado escolar juntamente com os conteúdos específicos das disciplinas, enriquecendo cada vez mais os conhecimentos dessas populações do campo. Podemos destacar como uma manifestação cultural, a prática e aprendizado de jogos de tabuleiro, que sempre estiveram presentes nas mais remotas populações do campo e permaneceram vivas entre gerações. Para trazer esta vivência para as escolas e resgatar os jogos como instrumento de aprendizagem, o Programa de Extensão LoboGames desenvolve diversas atividades com o intuito de inserir e promover o uso dos jogos lógicos de tabuleiro nas escolas.

O programa tem atuado junto as Escolas de Educação do Campo vinculadas ao Curso de Graduação em Licenciatura Educação do Campo: Ciências da Natureza da UFRGS. Nessas Escolas do Campo temos feito imersões em redes colaborativas com bolsistas do programa e professores das escolas, promovendo ações com os estudantes do campo, indígenas e quilombolas, através da vivência das diferentes modalidades dos jogos de tabuleiro: mesa, gigante e vivo. São mais de 80 jogos de tabuleiro, recuperados do universo cultural de diversos povos e épocas, catalogados em módulos com princípios didáticos para compor assim, uma material a ser utilizado no ambiente escolar.

Aline Guterres, Bolsista de Extensão da UFRGS. Julho 2016. Versão PDF.

aldeia   aldeia2

De onde vêm esses jogos?

Como primeira postagem deste nosso espaço livre (Blog) do site LoBoGames, nada mais oportuno do que comentar um pouco de onde retiramos a quase centena de jogos apresentados aqui e que fazem parte das atividades deste projeto.

Sabemos que fontes confiáveis são principalmente livros, bem escritos, revisados e avaliados por corpos editoriais. Há vários livros sobre os jogos de tabuleiro (board games), mais especificamente sobre os jogos abstratos de estratégia (abstract strategy games), pois jogos de tabuleiro abrem muito o leque para outros jogos com contexto como War, Detetive, Banco Imobiliário, e tantos outros. Alguns títulos desses livros são:

♦ Board Games round the World: A Resource Book for Mathematical Investigations
♦ Old Board Games (Shire Discovering)
♦ Board and Table Games from Many Civilizations
♦ Favourite Board Games You Can Make and Play
♦ A Book of Historic Board Games
♦ The Oxford History of Board Games
♦ History Of Board Games: Atherma From Ancient Greece Until Today

No nosso caso, a maior parte dos jogos veio de sites WEB, afinal este hoje é certamente o meio mais rápido e barato para obter-se informação. Entendemos, é claro, que tais informações nem sempre são corretas e confiáveis. Mas para tornar uma informação verdadeira basta publicá-la em um site WEB e aguardar que outros sites a reproduzam J. Bem, encontramos muitos sites com textos idênticos, porém também entendemos que há muitas variações de cada jogo pesquisado, dependendo da região onde é praticado. Adotamos (e mesmo adaptamos levemente) as regras que nos convinham mais em função da metodologia aplicada neste projeto de complexidade progressiva e dividida em módulos segundo o princípio de funcionamento e objetivo dos jogos. Portanto, algumas informações e curiosidades retiradas dos sites WEB são certamente passíveis de questionamentos sobre sua veracidade.

Alguns sites WEB que temos usado como referência são (acessados pela última vez recentemente, em agosto de 2015):

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_abstract_strategy_games
http://www.cyningstan.com/
http://gamescrafters.berkeley.edu/games.php?game=fourfieldkono
http://brainking.com/en/GameRules
http://www.mastersgames.com/rules/rules.htm#Board
http://www.grupoalquerque.es//ferias/2006/juegosdelmundo.html
http://www.igfip.com/rules/go.html
http://www.tetraktis-studio.gr/gamesgall_en.php
http://www.boardgamesoftheworld.com/
http://www.tradgames.org.uk/features/board-games.htm
https://grandpappy.org/hmgames.htm
http://ticc.uvt.nl/icga/games/
http://www.luduscience.pt/index.html

Aceitamos sugestões de sites WEB e livros, assim como comentários sobre o conteúdo que temos divulgado. Façam bom proveito deste material. Joguem. Divirtam-se.