Informações de Acesso e de Configuração | Configuração das Impressoras – MacOSX

1. Configuração Automática dos Drivers via IPP (uso pessoal ou compartilhado)

Essa é a estratégia preferencial de configuração das impressoras no ambiente do Mac OS-X, pois simplifica o processo de instalação e garante que o acesso ao servidor de impressão seja individualizado para cada usuário da máquina. Assim, cada usuário utilizará seu próprio login/senha do INF quando estiver realizando impressões, mesmo que a máquina seja compartilhada com outros usuários.

A configuração é realizada pela terminal utilizando o comando lpadmin. Para isso, abra um terminal e execute os comandos apresentados abaixo, substituindo NOME pelo nome da impressora desejada (ex.: lj72). Caso não saiba o nome da impressora, consulte a lista de impressoras disponíveis .

export print=NOME
lpadmin -p ${print} -E -v ipp://@print.inf.ufrgs.br:443/printers/${print}?waitjob=false -m drv:///sample.drv/generic.ppd
lpadmin -p ${print} -E -o Duplex=DuplexNoTumble -o PageSize=A4 -o Option1=True -o printer-is-shared=false

Opcionalmente, ainda no mesmo terminal, execute o comando abaixo para definir essa impressora como sua impressora padrão:

  lpadmin -d ${print}

OBS: Ao imprimir pela primeira vez, sua impressão ficará presa (modo hold) por falta de autenticação. Clique no icone de impressora para abrir o queue da impressora e, a seguir, clique no botão RESUME ou RELOAD, para que o sistema peça sua autenticação.


2. Configuração Manual dos Drivers via SMB (uso pessoal)

Importante: Recomendamos que seja utilizada preferencialmente a estratégia de configuração automática, apresentada acima.

A estratégia de configuração disponibiliza acesso global à maquina a uma determinada impressora com um único login/senha de impressão. Ou seja, todos os usuários locais da usa máquina imprimirão com seu usuário senha registrados durante a instalação da impressora, e todas as impressões serão contabilizadas para o mesmo usuário.

Se ainda assim, você optar por esse modalidade de configuração, baixe o PDF abaixo correspondente a sua versão do Mac OSX e siga as instruções, substituindo smb:// por smb://print.inf.ufrgs.br/nome_da_impressora (ex.: smb://print.inf.ufrgs.br/lj72).

Panther e Tiger
Leopard