Os cursos da área de computação e informática tem como objetivos a formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico e tecnológico da computação (hardware e software), para atuação na área de educação em computação em geral e para o desenvolvimento de ferramentas de informática que atendam a determinadas necessidades humanas. Entre as necessidades humanas que podem ser atendidas com o auxílio de computadores pode-se citar: armazenamento de grandes volumes de informações dos mais variados tipos e formas e sua recuperação em tempo aceitável; computação de cálculos matemáticos complexos em tempo extremamente curto; comunicação segura, rápida e confiável; automação, controle e monitoração de sistemas complexos; computação rápida de cálculos repetitivos envolvendo grande volume de informações; processamento de imagens de diferentes origens; jogos e ferramentas para apoio ao ensino, etc. Exemplos de aplicações são encontrados na rotina diária de empresas (computação envolvendo informações econômicas, financeiras e administrativas geradas por atividades empresariais, industriais e de prestação de serviços); no processamento de imagens geradas por satélites para previsões meteorológicas; em atividades ligadas á área da saúde (em hospitais, consultórios médicos e em órgãos de saúde pública); em sistemas de controle de tráfego aéreo; na comunicação através da Internet; nos sistemas bancários, etc. A computação é para o homem uma ferramenta indispensável e fundamental na vida moderna.
Para atingir os objetivos acima propostos os egressos de cursos de graduação da área de computação e informática deverão ter a capacidade de
No contexto de uma formação superior
no campo da Informática e de seus processos de geração
e automação do conhecimento, há que se considerar
a importância de currículos que possam, efetivamente, preparar
pessoas críticas, ativas e cada vez mais conscientes dos seus papéis
sociais e da sua contribuição no avanço científico
e tecnológico do país. O conteúdo social, humanitário
e ético dessa formação deverá orientar os currículos
no sentido de garantir a expansão das capacidades humanas em íntima
relação com as aprendizagens técnico-científicas
no campo da Computação e Informática. Trata-se pois,
de uma formação superior na qual os indivíduos estarão,
também, sendo capacitados a lidar com as dimensões humanas
e éticas dos conhecimentos e das relações sociais.
Condição essa inseparável quando uma das finalidades
fundamentais da Universidade e do ensino superior é preparar as
futuras gerações de modo crítico e propositivo, visando
a melhoria da vida social, cultural e planetária.