DIRETRIZES CURRICULARES DE CURSOS DA ÁREA DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA








CONFORME DECISÃO DA SESU/MEC, DIA 20 DE MARÇO DE 1999 FOI O PRAZO FINAL PARA ELABORAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES DE CURSOS DA ÁREA DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA. AGRADECEMOS A TODOS QUE DURANTE ESSES 14 MESES CONTRIBUIRAM, CRITICARAM E REVISARAM AS VÁRIAS VERSÕES APRESENTADAS NOS WORKSHOPS, VIA REDE E NAS ESCOLAS REGIONAIS. A VERSAO DEFINITIA  ENCONTRA-SE A DISPOSIÇÃO EM   VERSÃO DEFINITIVA OU,  ALTERNATIVAMENTE,  EM VERSÃO DEFINITIVA.

EXISTEM DIFERENÇAS CONCEITUAIS ENTRE DIRETRIZES CURRICULARES E CURRÍCULOS:

DIRETRIZES CURRICULARES SÃO GERAIS E PRETENDEM SER DURADOURAS. NO CASO DA ÁREA DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA, AS DIRETRIZES NÃO VÃO ALEM
 

AS DIRETRIZES CURRICULARES DA  ÁREA DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA SÃO AINDA MAIS GERAIS QUE O CURRÍCULO DA ACM, PUBLICADO A CADA DEZ ANOS.

OS CURRÍCULOS DESCEM A NÍVEIS DE DISCIPLINAS, CARGA HORARIA, GRADE CURRICULAR ETC. OS CURRÍCULOS SÃO MENOS ESTÁVEIS QUE AS DIRETRIZES CURRICULARES, DADO A CONTÍNUA GERAÇÃO DE CONHECIMENTO, QUE ALTERA, PRINCIPALMENTE, A  ÁREA TECNOLOGICA.


PROCESSO



NOS TERMOS DA LEGISLAÇÃO VIGENTE, COUBE A SECRETARIA DE EDUCACÃO SUPERIOR DO MEC, SESU/MEC, ATRAVÉS DE SUAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS, A CONSTRUÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES E ENCAMINHÁ-LAS AO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO-CNE.

CONFORME EDITAL MINISTERIAL Nº 4, AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR FORAM SOLICITADAS A ENVIAR À SESU/MEC CONTRIBUIÇÕES PARA CONSTRUÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES. ALEM DESSAS CONTRIBUIÇÕES, TODAS AS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS ELABORAM AS DIRETRIZES CURRICULARES CONSULTANDO AS RESPECTIVAS COMUNIDADES ACADÊMICA. A ÁREA DE COMPUTAÇÃO E INFORMÁTICA, EM PARTICULAR, FOI MAIS ALEM: A COMUNIDADE ACADÊMICA PARTICIPOU, EFETIVAMENTE, DE SUA ELABORAÇÃO ATRAVÉS DOS GRUPOS DE TRABALHO.

EM UMA FASE SEGUINTE, AS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS RECEBERAM ORIENTAÇÕES DO FORUM DE PRÓ-REITORES DE GRADUAÇÃO, ATRAVÉS DE UM DE SEUS REPRESENTANTES.

ELABORADAS AS DIRETRIZES, ELAS FORAM ENVIADAS AS PRÓ-REITORIAS DE GRADUAÇÃO DE TODAS AS IES PARA MAIS UMA RODADA DE DISCUSSÕES. AS CONTRIBUIÇÕES FORAM ANALISADAS E SISTEMATIZADAS.

CONSTRUÍDAS AS DIRETRIZES CURRICULARES, ELAS FORAM ENVIADAS AO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

CONSIDERANDO A EXTINÇÃO DOS CURRICULOS MÍNIMOS E O ATRAZO NA APROVAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES, O CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EMITIU PARECER 1070/99 ESTABELECENDO AS PROPOSTAS DE DIRETRIZES CURRICULARES, CONSTRUÍDAS PELA SESU/MEC, REFERENCIAL PARA AUTORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DE CURSOS.



 

 
 




Temas
Solicitações de maiores esclarecimentos poderão ser remetidas para o endereço: ceeinf@inf.ufrgs.br