DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS DO ENSINO SUPERIOR
COORDENAÇÃO DAS COMISSÕES DE ESPECIALISTAS DE ENSINO
Comissão de Especialistas de Ensino de Computação e Informática
 
 

ENSINO DE COMPUTAÇÃO NAS OUTRAS PROFISSÕES




A Comissão de Especialistas de Computação e Informática entende que, nos dias de hoje, a introdução de disciplinas de computação nos currículos dos cursos de graduação não é um adendo ou um complemento, mas sim, uma necessidade. As disciplinas de computação que introduzem noções básicas de Ciência da Computação devem abordar a funcionalidade do hardware, a funcionalidade dos sistemas operacionais e os conceitos de redes, de linguanges de programação, de compiladores e de banco de dados para capacitar os alunos a operar/usar com eficiência os computadores, interagindo com o sistema operacional, compilando e integrando programas, instalando e executando aplicativos próprios da área ou não etc.
Os problemas simples da área fim do curso podem ser resolvidos, com a construção de programas, pelos proprios egressos do curso e os problemas complexos são desenvolvidos por equipes multidisciplinares, incluindo egressos do próprio curso. Assim, entende a CEEInf que os currículos dos cursos devem incluir também, como carácter opcional ,  disciplinas da área de programação (duas, no máximo, tres), envolvendo o estudo de uma linguagem de programação adequada,  as técnicas de programação (noções de tipos de dados (pilhas, filas, grafos etc) ) e as metodologias de programação (como especificar sistemas de software e como construir programas) para que os egressos:
 

A riqueza do surgimento de aplicativos para a área fim do curso dependerá do interesse do curso em dotar os alunos da capacidade de encontrar na computação  soluções para seus problemas.

A medida que a Computação vai sendo introduzida no Segundo Grau, parte dos conteúdos mencionados acima poderá ser desativado.

A CEEInf entende que a introdução de disciplinas da área de computação nos currículos dos cursos não caracteriza um curso com habilitação ou ênfase na área de computação (informática), como, por exemplo, habilatação/ênfase em análise de sistemas, informática etc., estabelecendo, assim, uma relação entre a área do curso e a área de computação. Como exemplo elucidativo, o fato de um curso de engenharia introduzir disciplinas de matemática não significa que ele possua uma ênfase em  matemática.
 
 



 
 

Temas


Solicitações de maiores esclarecimentos poderão ser remetidas para o endereço: ceeinf@inf.ufrgs.br