Perfís de profissionais e denominações
de cursos
Os cursos da área de Computação e Informática
podem ser divididos em quatro grandes categorias, não equivalentes
entre si:
-
- os cursos que tem predominantemente a computação como atividade
fim;
-
- os cursos que tem predominantemente a computação como atividade
meio;
-
- os cursos de Licenciatura em Computação e os
-
- Cursos de Tecnologia e Seqüenciais
1) Os Cursos que tem a computação como atividade fim visam
a formação de recursos humanos para o desenvolvimento científico
e tecnológico da computação. Os egressos desses cursos
devem estar situados no estado da arte da ciência e da tecnologia
da computação, de tal forma que possam continuar suas atividades
na pesquisa, promovendo o desenvolvimento científico, ou aplicando
os conhecimentos científicos, promovendo o desenvolvimento tecnológico.
Deve ser dado nesses cursos uma forte ênfase no uso de laboratórios
para capacitar os egressos no projeto e construção de software
e no projeto de hardware. A instituição sede de um curso
desta categoria deve desenvolver atividades de pesquisas na área
de computação e os alunos, dela participando, levarão
para o mercado de trabalho idéias inovadoras e terão a capacidade
de alavancar e/ou transformar o mercado de trabalho. Assim, são
recursos humanos importantes para o mercado do futuro, através de
atividades empreendedoras, das industrias de software e de computadores.
Os egressos desses cursos são também candidatos potenciais
a seguirem a carreira acadêmica, através de estudos pós-graduados.
É recomendável que os cursos desta categoria sejam desenvolvidos
em universidades que possuam pós-graduação na área
de computação. Uma parcela grande dos professores responsáveis
pelas disciplinas de computação devem dar dedicação
integral à instituição com vistas às atividades
de pesquisa, de extensão e de pós-graduação.
O currículo desses cursos devem incluir um Trabalho de Diplomação
(trabalho de conclusão de curso), a ser desenvolvido durante um
semestre, que contribua para o desenvolvimento tecnológico da computação.
Esses cursos, dados suas características, preferencialmente, devem
ser desenvolvidos nos turnos matutino ou vespertino. Estima-se que o mercado
necessite de 25 a 50% de egressos desses cursos sobre o total de egressos
necessários para o mercado de computação. Esses cursos
são denominados de Bacharelado em Ciência da Computação
ou Engenharia de Computação.
A aplicação da ciência da computação
e o uso da tecnologia da computação nos cursos de Ciência
da Computação são próprios de cada curso.
Não há consenso quanto a diferença de perfil entre
os cursos denominados de Ciência da Computação e de
Engenharia de Computação. Normalmente, a diferença
está na aplicação da ciência da Computação
e no uso da tecnologia da Computação: os cursos de Engenharia
de computação visam a aplicação da ciência
da computação e o uso da tecnologia da computação,
especificamente, na solução dos problemas ligados a automação
industrial. Muitos cursos de Engenharia de Computação visam,
também, a aplicação da física e eletricidade
na solução dos problemas da automação industrial.
Esses cursos incluem, portanto, nos seus currículos, uma nova base
científica, a física e a eletricidade, que se introduzida
de forma abrangente e profunda estendem demasiadamente os currículos
dos cursos, alem de invadir a área de competência da engenharia
elétrica. Os cursos de Ciencia da Computação se possuírem
uma formação complementar em automação industrial
não diferem muito dos cursos de Engenharia de Computação.
Automação - A área de Automação
envolve todas as atividades de transformação de trabalho
originalmente desempenhado pelo homem em tarefas executadas por sistemas
computacionais, visando o aumento de produtividade, eficiência e
segurança, e redução de custos. Assim sendo, um Sistema
de Automação agrega um conjunto de equipamentos, sistema
de informação e procedimentos que tem por função
desempenhar automaticamente tarefas produtivas, com interferência
mínima do homem. Os procedimentos implementam os processos, que
podem ser classificados em três categorias: Processos Contínuos
(produção em fluxo contínuo, onde as variáveis
são analógicas, como, por exemplo, na indústria química,
siderúrgica, etc.); Processos de Manufatura (Discretos) (produção
em fluxo discreto, originado de indústria com aplicação
intensiva de mão de obra, como, por exemplo, na indústria
automobilística); e Processos de Serviço (onde o produto
final é um serviço, como, por exemplo, no caso da indústria
financeira, comércio e engenharia).
Automação Industrial - Automação industrial
refere-se aos dois primeiros tipos de processos supracitados (Contínuos
e Discretos).
A Automação Industrial é uma área tecnológica
multidisciplinar, e requer a integração de conhecimento de
áreas básicas, tecnológicas e até complementares,
tais como:
-
Física, Eletricidade e Controle de sistemas, para o projeto dos
sistemas controladores de processo;
-
Arquitetura de Computadores, para a especificação e projeto
de sistemas que atendam os requisitos funcionais das aplicações
a serem controladas, projeto das interfaces de supervisão e controle
(aquisição de dados e atuação sobre o ambiente
controlado);
-
Sistemas de Tempo-Real, na verificação dos aspectos temporais
dos processos, desde a especificação de requisitos, passando
pelas características específicas dos sistemas operacionais
e até a arquitetura e comunicação dos processadores
que satisfazem tais condições;
-
Redes de Computadores, principalmente as locais, com suas diversas configurações
e protocolos de comunicação;
-
Sistemas Distribuídos, principalmente quanto ao software, sincronização,
trabalho cooperativo;
-
Engenharia de Software, para o projeto de sistemas que envolvam requisitos
temporais;
-
Confiabilidade de Sistemas, em ambientes com diversos graus de hostilidade,
arquiteturas redundantes, robustez de hardware e software;
-
Outras áreas em Computação: Redes Neurais e sistemas
Fuzzy Robótica, como matéria que pode ser vista como uma
ferramenta de automação industrial;
2) Os cursos que tem a computação como atividade meio visam
a formação de recursos humanos para automação
dos sistemas de informação das organizações.
Os cursos devem dar uma forte ênfase no uso de laboratórios
para capacitar os egressos "no uso" eficiente das tecnologias nas organizações.
Esses cursos reúnem a tecnologia da computação e a
tecnologia da administração e, portanto, possuem, de ambas
as áreas, um enfoque pragmático forte e pouco teórico.
É muito importante que os alunos realizem estágios nas organizações
e que parte do corpo docente tenha uma boa experiência profissional
de mercado na área de sistemas de informação. São
recursos humanos importantes para atender as necessidades do mercado de
trabalho corrente. Os egressos desses cursos devem buscar, quando necessário,
uma atualização de sua formação através
de cursos de especialização (pós-graduação
lato-sénsu) e são candidatos potenciais aos cursos de pós-graduação
stricto-sénsu, responsáveis pelo desenvolvimento científico
da área de sistemas de informação das organizações.
O currículo desses cursos devem incluir um Trabalho de Diplomação
(trabalho de conclusão de curso), a ser desenvolvido durante um
semestre, que contribua para a melhoria da automação, do
desempenho, da eficiência e da racionalização dos serviços
administrativos das organizações. Esses cursos, dados suas
características podem, também, ser desenvolvidos no turno
noturno. É recomendável que os cursos desta categoria sejam
desenvolvidos em centros universitários, faculdades integradas e
faculdades. Estima-se que o mercado necessite de 50 a 75% de egressos desses
cursos sobre o total de egressos necessários para o mercado de computação.
Esses cursos são denominados de Bacharelado em Sistemas de Informação.
Automação - A área de Automação
envolve todas as atividades de transformação de trabalho
originalmente desempenhado pelo homem em tarefas executadas por sistemas
computacionais, visando o aumento de produtividade, eficiência e
segurança, e redução de custos. Assim sendo, um Sistema
de Automação agrega um conjunto de equipamentos, sistema
de informação e procedimentos que tem por função
desempenhar automaticamente tarefas produtivas, com interferência
mínima do homem. Os procedimentos implementam os processos, que
podem ser classificados em três categorias: Processos Contínuos
(produção em fluxo contínuo, onde as variáveis
são analógicas, como, por exemplo, na indústria química,
siderúrgica, etc.); Processos de Manufatura (Discretos) (produção
em fluxo discreto, originado de indústria com aplicação
intensiva de mão de obra, como, por exemplo, na indústria
automobilística); e Processos de Serviço (onde o produto
final é um serviço, como, por exemplo, no caso da indústria
financeira, comércio e engenharia).
Automação dos Sistemas de Informação -
Automação dos Sistemas de Informação refere-se
ao terceiro tipo de processos supracitados
Os cursos que trabalham os sistemas de informação, no
campo acadêmico, abrangem duas grandes áreas: (1) aquisição,
desenvolvimento e gerenciamento de serviços e recursos da tecnologia
de informação e (2) o desenvolvimento e evolução
de sistemas e infra-estrutura para uso em processos organizacionais.
A função de sistemas de informação tem
a responsabilidade geral de desenvolver, implementar e gerenciar uma infra-estrutura
de tecnologia da informação (computadores e comunicação)
dados (internos e externos) e sistemas que abrangem toda a organização.
Tem a responsabilidade de fazer prospecção de novas tecnologias
da informação e auxiliar na sua incorporação
às estratégias, planejamento e práticas da organização.
A função também apóia sistemas de tecnologia
da informação departamentais e individuais.
A atividade de desenvolvimento de sistemas para processos organizacionais
e inter-organizacionais envolve o uso criativo de tecnologia da informação
para aquisição de dados, comunicação, coordenação,
análise e apoio à decisão. Há métodos,
técnicas, tecnologia e metodologias para essa atividade. A criação
de sistemas em organizações inclui questões de inovação,
qualidade, sistemas homem-máquina, interfaces homem-máquina,
projetos sócio-técnicos e gerenciamento de mudanças.
Os sistemas de informação são difundidos por todas
as funções organizacionais. Eles são usados por contabilidade,
finanças, vendas, produção e assim por diante. Esse
uso generalizado aumenta a necessidade de sistemas de informação
profissionais com conhecimento do desenvolvimento e gerenciamento de sistemas.
Profissionais com esses conhecimentos apoiam a inovação,
planejamento e gerenciamento da infra-estrutura de informação
e coordenação dos recursos de informação. O
desenvolvimento de sistemas de informação por membros da
equipe de SI envolve não apenas sistemas integrados abrangendo toda
a organização, mas também apoio para o desenvolvimento
de aplicações departamentais e individuais".
Sistemas de Informação podem ser definidos como uma combinação
de recursos humanos e computacionais que interrelacionam a coleta, o armazenamento,
a recuperação, a distribuição e o uso de dados
com o objetivo de eficiência gerencial (planejamento, controle, comunicação
e tomada de decisão), nas organizações. Adicionalmente,
os sistemas de informação podem também ajudar os gerentes
e os usuários a analisar problemas, criar novos produtos e serviços
e visualizar questões complexas. O estudo de Sistemas de Informação
bem como o seu desenvolvimento envolve perspectivas múltiplas e
conhecimentos multidisciplinares que incluem diversos campos do conhecimento
como: ciência da computação, ciência comportamental,
ciência da decisão, ciências gerenciais, ciências
políticas, pesquisa operacional, sociologia, contabilidade, etc.
Esta visão indica que Sistemas de Informação são
sistemas sociais compostos de tecnologia de informação que
exigem investimentos sociais, organizacionais e intelectuais para faze-los
funcionar adequadamente.
Entende-se por tecnologia de informação como sendo uma
combinação de hardware e software de uso geral ou específico,
incluindo sistemas de informação, aliado às tecnologias
de armazenamento, distribuição, telecomunicação
e visualização através das diversas mídias
e suas respectivas técnicas. Com o crescimento econômico da
informação e a necessidade de sua distribuição
global, indústrias inteiras estão sendo transformadas através
da aplicação de informação e das tecnologias
de comunicação. No nível organizacional, muitas empresas
dependem desta tecnologia para suas funções chave, tais como
produção e vendas, existindo ainda hoje pouquíssimas
áreas que não foram afetadas pela tecnologia de informação.
Assim, os Sistemas de Informação são mais conhecidos
pelos benefícios que trazem para a gestão dos negócios
em que se tenta eliminar os desperdícios, as tarefas demasiadamente
repetitivas, com ou sem o uso de papel, de maneira a melhorar o controle
dos custos, a qualidade do produto ou serviço, maximizando os benefícios
alcançados com a utilização de tecnologia da informação.
Para melhorar a eficiência gerencial, os Sistemas de Informação
das organizações devem ser integrados e serem projetados
para antecipar as incertezas do futuro em um ambiente dinâmico que
inclui, além dos seus usuários e desenvolvedores, o relacionamento
com outras organizações como: clientes (com finalidade comercial
ou social), fornecedores, competidores, agências de regulamentação,
etc.
3) Os cursos de Licenciatura em Computação visam a) formar
recursos humanos para projetar sistemas de software para educação
a distancia b) formar recursos humanos para projetar software educacional
e c) formar educadores para o ensino de computação em instituições
que introduzirem computação em seus currículos, como
matéria de formação. A maneira correta de introduzir
computação no ensino médio é ainda hoje pouco
conhecida. É recomendável que os cursos desta categoria sejam
desenvolvidos em Institutos Superiores ou Escolas Superiores. O ensino médio
profissional poderá ter na computação uma de suas alternativas,
quando profissionais, para atender necessidades específicas do mercado,
se fizerem necessários.
4) Os Cursos de tecnologia, nos termos da legislação,
são cursos de nível superior que visam atender necessidades
emergenciais do mercado de trabalho e, por isso, são de curta duração
e terminais. Uma vez atendida a demanda de profissionais os cursos devem
ser extintos. Não há regras para concepção
dos currículos. Deve haver uma coerência entre currículo
e denominação do curso. A área de computação
e informática, por ser dinâmica, encontra nos cursos de tecnologia
uma solução eficiente para resolver necessidades imediatas
e urgentes do mercado de trabalho. Nos termos da legislação
vigente eles podem ser enquadrados como cursos sequenciais. É recomendável
que os cursos desta categoria sejam desenvolvidos em centros universitários,
faculdades integradas e faculdades. Os cursos de Tecnologia em Processamento
de Dados, criados na década de 70 para substituir a formação
de recursos humanos pelas empresas fornecedoras de computadores, devem
ser extintos/convertidos, uma vez que há necessidade contínua
de formação de recursos humanos para atender esse segmento
do mercado. Os cursos plenos de Bacharelado em Sistemas de Informação
substituem os atuais cursos de Tecnologia em Processamento de Dados com
grandes vantagens.
CARACTERÍSTICAS DOS CURSOS DA ÁREA DE COMPUTAÇÃO
E INFORMÁTICA
RESUMO
Os Cursos de Sistemas de Informação possuem as seguintes
características.
1. São cursos que oferecem uma formação abrangente,
porém não em profundidade, na área teórica
de ciência da computação e matemática;
2. São cursos em que a formação tecnológica
em computação, com aprofundamento em Engenharia de Software,
Redes de Computadores, Banco de Dados e Sistemas Operacionais e Distribuídos,
visa o uso adequado e eficiente de tecnologias na solução
dos problemas do domínio da aplicação (organizações)
3. São cursos que oferecem uma formação geral
na área humanista, abordando aspectos relativos aos impactos das
novas tecnologias no homem, nas organizações e na sociedade;
4. São cursos que oferecem uma formação complementar
abrangente e em profundidade nas áreas de: ciências da informação,
com ênfase em teoria geral dos sistemas, fundamentos de SI, gestão
e planejamento de SI, processo decisório e segurança, e organizações,
com ênfase nos aspectos relacionados à aplicação
de SI e seus impactos organizacionais, do ponto de vista dos níveis
decisórios e das áreas funcionais dos negócios;
5. São cursos que oferecem uma formação complementar
abrangente e geral nas áreas de: psicologia, abordando aspectos
relacionados com a pessoa e o trabalho, motivação, relações
interpessoais e liderança, direito, enfocando aspectos relevantes
relativos a legislação e aplicação de princípios
jurídicos na área de SI, e outras especialidades, dependendo
das ênfases especificas de cada curso, nas áreas de contabilidade,
economia, ciências políticas, comunicação, etc.
6. São cursos centrados em trabalhos cooperativos e experiências
práticas no mundo das organizações, inclusive através
de estagio profissional.
7. São cursos que devem possuir corpo docente com formações
complementares, contando com professores com grande experiência profissional
na área de negócios.
8. São cursos que devem viabilizar o turno noturno como preferencial.
9. São cursos que devem ter uma clara inserção
em seu amplo mercado empresarial de atuação.
Os Cursos de Ciência da Computação e de Engenharia
de Computação possuem as seguintes características:
1) São cursos cujos currículos possuem uma base teórica
profunda em computação;
2) São cursos nos quais os alunos têm uma intensa atividade
de estudos e exercícios extra-classe;
3) São cursos de formação tecnológica que
visam o desenvolvimento tecnológico e, portanto, pretendem ou devem
estar cercados por um ambiente industrial/empresarial de computação;
4) São cursos em que a formação complementar visa
conhecer um domínio de aplicação, fora da área
de computação, com vistas ao desenvolvimento de tecnologias
(ferramentas) para a solução dos problemas do domínio;
5) São cursos voltados não apenas para o mercado de trabalho
imediato mas, principalmente, para alavancar/transformar o mercado de trabalho,
através da produção/geração de novas
tecnologias;
6) São cursos em que os alunos são instados a participar
dos projetos de pesquisas dos professores na qualidade de alunos de iniciação
científica;
7) São cursos em que seus professores estão engajados
efetivamente na pesquisa científica/tecnológica sendo, portanto,
recomendável a inserção desses cursos em um ambiente
de pós-graduação e/ou de pesquisa na área;
8) São cursos recomendados para serem oferecidos no turno diurno.
9) São cursos de mercado de trabalho restrito;
10) São cursos em que os melhores alunos devem ser estimulados
a prosseguir estudos em nível de mestrado e doutorado.
Os Cursos de Licenciatura possuem as seguintes características.
1) São cursos que possuem uma base teórica profunda em
computação;
2) São cursos que possuem uma boa base em ciências da
educação (Pedagogia)
3) São cursos em que a formação tecnológica
é geral e visa conhecer as aplicações da ciência
da computação;
4) São cursos que requerem a realização de estágios;
5) São cursos em que é desejável que parte do
corpo docente tenha experiência no ensino de computação;
6) São cursos que, por suas características, podem ser
oferecidos no turno noturno;
7) São cursos voltados para o ensino de ciência da computação
no ensino fundamental.
8) São cursos que capacitam os egresso a "especificar" software
educacional;
Os Cursos de Tecnologia e Seqüenciais, com direito a diploma,
possuem as seguintes características:
1. São cursos cujos currículos transmitem noções
da base teórica em computação;
2. São cursos eminentemente práticos;
3. São cursos voltados para as necessidades imediatas do mercado
de trabalho;
4. São cursos de curta duração: de dois anos;
5. São cursos cujos currículos se concentram em uma área
tecnológica da computação de interesse do mercado
de trabalho;
6. São cursos de intensa atividade de laboratório;
7. São cursos em que o corpo docente, alem de uma boa formação
acadêmica na área, deve possuir também uma boa
experiência profissional na mesma área de concentração
do curso;
8. São cursos adequados para serem oferecidos no turno noturno.
9. São cursos que não habilitam o egresso para a pós-graduação
e para a docência;
Temas
Solicitações de maiores esclarecimentos poderão ser
remetidas para o endereço: ceeinf@inf.ufrgs.br