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Lista de Disciplinas | CMP191

Tendências em Engenharia de Software

Responsável: Karina Kohl Silveira
Carga Horária: 60 horas/aula
Créditos: 04
Semestre: 2025/2

 

Súmula
A disciplina dá uma visão geral das tendências atuais da Engenharia de Software (ES), apresentando fundamentos a diversos tópicos da ES, bem como conhecimentos avançados no contexto destes tópicos. Uma introdução ao método científico e projeto de pesquisa é feita, a fim dos alunos desenvolverem um trabalho ao longo do semestre relacionado aos tópicos apresentados. Também, são realizadas mesas redondas para a discussão de artigos relacionados a trabalhos recentes relacionados com o conteúdo da disciplina.

Objetivos
A disciplina oferece uma visão abrangente das principais tendências atuais da Engenharia de Software (ES), articulando fundamentos clássicos com desenvolvimentos contemporâneos e conhecimentos avançados da área. Entre os tópicos abordados, destacam-se temas que evidenciam a crescente sinergia entre ES e inteligência artificial, refletindo movimentos relevantes tanto na pesquisa quanto na prática profissional.

Cada tema é complementado por oficinas e laboratórios voltados à engenharia de software experimental, promovendo a integração entre indústria e academia por meio de atividades práticas e investigativas. Ao longo do semestre, também são promovidas discussões de artigos científicos recentes, com foco na análise crítica de propostas e abordagens emergentes.

Ao final da disciplina, espera-se que o(a) aluno(a) seja capaz de:

– Compreender e contextualizar tendências atuais da Engenharia de Software, incluindo seus
fundamentos e pesquisas recentes;

– Desenvolver uma visão crítica sobre diferentes abordagens, técnicas e ferramentas utilizadas na área;

– Conhecer os princípios da metodologia científica aplicados à Engenharia de Software e
compreender como estruturar e conduzir estudos experimentais;

– Elaborar e desenvolver um trabalho exploratório prático, viável dentro do semestre, relacionado aos temas discutidos em aula.

Conteúdo Programático

  1. Visão Geral das Tendências da Engenharia de Software
  2. DevEx (Developer Experience) e Engenharia Socio-Técnica
  3. IA no Desenvolvimento
  4. Engenharia de Prompt
  5. Mineração de Repositórios de Software (MSR)
  6. Mineração de Repositórios de Software (MSR)
  7. Trabalhos
  8. Trabalhos
  9. Problem-Driven Engineering
  10. Fatores humanos e socioemocionais na ES
  11. Privacidade, Ética e Segurança em Engenharia de Software
  12. Tendências ecológicas na ES
  13. Plataformas Low-Code/No-Code e Automação da Programação
  14. Revisões Sistemáticas e Mapeamento da Literatura
  15. Apresentação de trabalhos
  16. Finalização
  17. Finalização
  18. Finalização

Metodologia Utilizada

A disciplina é apresentada em formato teórico-prático, combinando a exposição de conceitos e
técnicas com a aplicação prática pelos alunos, por meio de exemplos, exercícios e trabalhos
extra-classe. As 60 horas previstas para atividades teóricas e teórico-práticas incluem 30
encontros presenciais de 100 minutos de duração (2 períodos de 50 minutos por encontro, com dois encontros semanais ao longo de 15 semanas), totalizando 3.000 minutos. Além disso, são previstas 10 horas (600 minutos) de atividades autônomas, realizadas sem contato direto com o professor, correspondentes a leituras, exercícios e desenvolvimento de trabalhos.

A metodologia de ensino combina aulas expositivas com discussões orientadas de artigos
científicos, promovendo a compreensão crítica das tendências e fundamentos da Engenharia de Software. As aulas práticas são organizadas em oficinas, simulações, mini-investigações e
debates, incentivando a experimentação e a aplicação dos conteúdos em contextos reais.

Os estudantes participam de atividades individuais e/ou em grupo com foco investigativo,
envolvendo desde a formulação de perguntas de pesquisa até a execução de análises e
experimentos em pequena escala. As discussões em sala são apoiadas por leitura crítica da
literatura científica contemporânea, com uso de ferramentas de suporte à engenharia de software e à pesquisa empírica.

O ambiente virtual Moodle será utilizado como arcabouço de ensino, concentrando os planos de aula, o material didático, os canais de comunicação e o envio de tarefas, promovendo organização e continuidade das atividades.

Distribuição de Carga Horária

Carga horária teórica: 60 horas

Carga horária prática: 00 horas

Componentes da Carga Horária

Carga horária coletiva: 50 horas

Carga horária autônoma: 10 horas

Carga horária individual: horas

Lista de Atividades Discentes

– Assistir aulas teóricas

– Participar de discussões em aula em todas as etapas da disciplina (aula teóricas, oficinas e
laboratórios)

– Apresentação de trabalhos

Critérios de Avaliação

Mesas Redondas: trabalho prático que envolve a apresentação de artigo científico por um aluno, o qual é revisado por outros alunos. Alunos apresentarão 1-2 artigos, e revisarão 2-3 – dependendo do número alunos matriculados. A nota da mesa redonda é calculada da seguinte forma:
Nota da Mesa Redonda= 0,4 x Apresentação(ões) + 0,3 x Revisões + 0,3 x Participação
Trabalho Prático: trabalho prático cuja execução ocorre em horário extraclasse. O trabalho prático envolve a elaboração de uma proposta (problema, objetivos, metodologia, e contribuições esperadas), a qual é discutida e acordada com o professor, e sua execução ao longo do semestre. Alunos farão duas apresentações (proposta e apresentação final) e entregarão um relatório de andamento. Como resultado, deverá ser entregue uma monografia ou um artigo (espera-se algo em torno de 8-16 páginas). A nota do trabalho prático é calculada da seguinte forma:
Nota do Trabalho Prático = 0,20 x Proposta + 0,10 x Andamento + 0,15 Apresentação final+ 0,55 x Monografia
Participação: avaliação do posicionamento quanto a conteúdo e dúvidas nas aulas teóricas, da qualidade de participação em aula e motivação durante o desenvolvimento do trabalho prático, e da assiduidade do aluno.
Formação do Conceito Final: o conceito final do aluno será atribuído levando-se em consideração as mesas redondas (peso 0,35), trabalho prático (peso 0,55), e participação (1,00). A média ponderada das notas será convertida em conceito, mediante referencial abaixo: Nota >= 9,0 = A Nota >= 7,5 e < 9,0 = B Nota >= 6,0 e < 7,5 = C Nota < 6,0 = D Observações: Somente será calculada a média geral daqueles alunos que tiverem obtido um índice de frequência às aulas igual ou superior a 75% das aulas previstas. Aos que não satisfizerem este requisito, será atribuído o conceito FF (Falta de Frequência).

Atividades de Recuperação Previstas
O aluno que obtiver conceito final D pode realizar uma prova de recuperação versando sobre todo o conteúdo da disciplina. Se a nota obtida nessa prova for igual ou superior a 6,0, o conceito mudará para C.

Observações: Para poder realizar a prova de recuperação, o aluno deve ter realizado ao menos uma atividade em mesa redonda E ter entregue todas as etapas do trabalho prático. Os que não se enquadrarem nesta situação permanecerão com conceito D.

Prazo para Divulgação dos Resultados das Avaliações

Trabalho Prático: será dado um retorno aos alunos a respeito do andamento do trabalho em suas várias etapas até 2 semanas após a entrega de cada etapa, e notas serão divulgadas em até duas semanas após a apresentação dos trabalhos.

Fichamentos: serão divulgadas as notas das mesas redondas (entrega e apresentação) até 2 semanas após o termino desta etapa da disciplina.

Oficinas, laboratórios e participação em aula: entregas de oficinas e laboratórios serão feitas em ambiente a ser divulgado em aula. A nota será proporcional ao número de atividade entregues.

Bibliografia Básica Essencial
Claes Wohlin, Per Runeson, Martin Höst, Magnus C. Ohisson, Björn Regnell, Anders Wesslén. Experimentation in Software Engineering. Berlin: Springer, 2012. ISBN 978-3642290435

Pressman, Roger. Engenharia  de Software: Uma abordagem Profissional. New York: McGraw-Hill, 2011. ISBN 9788563308337

Sommerville, Ian. Engenharia de Software. New York: Pearson Education, 2012. ISBN 9788579361081