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Lista de Disciplinas | CMP262

Técnicas Alternativas de Interação e Realidade Virtual

Responsável: Luciana Porcher Nedel
Pré-Requisitos: –
Carga Horária: 60 hs
Créditos: 4
Semestres Oferecidos: Primeiro semestre
Matrícula de Graduandos: A matricula deverá ser feita como Aluno Especial
Página da Disciplina: –

SÚMULA

Fundamentos de interação humano-computador e realidade virtual,Técnicas de interação 2D e 3D, Interação multimodal; Interação por voz e gestos, Dispositivos de realidade virtual e seu uso em sistemas interativos,Especificação de interação,Avaliação de usabilidade, Guidelines para avaliação de interação,Estudos de caso.

OBJETIVOS

Introduzir e explorar os conceitos e técnicas involvidos na concepção de aplicações que necessitem de alguma forma de interação alternativa. São técnicas de interação alternativas, ou “não-convencionais”, aquelas que fazem uso de dispositivos de realidade virtual, voz, gestos, etc. Como exemplos de uso pode-se citar as aplicações 3D como jogos e ambientes virtuais colaborativos, visualização científica e de informações, software embarcado, aplicações para celulares e handhelds, software para pessoas portadoras de deficiências. A disciplina é dirigida a estudantes das áreas de interação, computação gráfica e todos aqueles interessados no desenvolvimento de aplicações computacionais interativas. Será apresentado o processo envolvido no desenvolvimento e validação de novas técnicas de interação, ou mesmo, na adaptação de técnicas conhecidas a novos contextos. Este processo normalmente abrange a especificação da técnica interativa, implementação, especificação e aplicação de experimentos, bem como a avaliação de resultados. Para que estes passos sejam compreendidos, serão apresentados os conceitos básicos de realidade virtual com foco nas técnicas de interação utilizadas em aplicações interativas 3D. Os conceitos envolvidos na interação multimodal (uso de mais de uma modalidade de interação na solução de uma mesma tarefa), com ênfase no uso de voz e gestos também serão abordados.

PROGRAMA

• Apresentação da disciplina, introdução à interação “não-convencional”
• Fundamentos de IHC
• Realidade virtual (fundamentos e dispositivos)
• Técnicas de interação 2D
• Técnicas de interação 3D
• Interação usando dispositivos hápticos
• Interação multimodal
• Uso de realidade virtual em sistemas interativos 3D
• Especificação de interação
• Planejamento de experimentos
• Avaliação de usabilidade
• Estudos de caso
• Realização dos experimentos para o trabalho prático
• Tabulação e avaliação de resultados de usabilidade

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação será baseada na participação efetiva em aula, medida através de intervenções individuais e da apresentação de seminários teóricos (um por aluno). Será desenvolvido também um trabalho prático envolvendo a implementação de uma técnica interativa (ou novo dispositivo), experimentação e avaliação de resultados. O trabalho prático será desenvolvido em grupos e será definido no início do semestre de acordo com o perfil dos estudantes.

BIBLIOGRAFIA

• Doug A. Bowman, Ernst Kruijff, Joseph J. LaViola, Ivan Poupyrev, D User Interfaces: Theory and Practice, 2004.
• Ben Shneiderman, Designing the User Interface. Addison-Wesley, 1997. Supplements available at: http://www.aw-bc.com/DTUI/toc.html
• N. Magnenat-Thalmann and D. Thalmann, Communicating with Virtual World, Springer-Verlag, 1993.
• Vanderdonckt, J. and Puerta, A., Computer-Aided Design of User Interfaces, Kluwer Academic Publishers, 1999.
• Forbrig, P. et al., Interactive Systems – Design, Specification, and Verification, Springer-Verlag, 2002.
• Hand, C. A Survey of 3D Interaction Techniques. Computer Graphics Forum, 16(5): 269-281. (Dec 1997)
• Cohen, P., D. McGee, S. Oviatt, L. Wu, J. Clow, R. King, S. Julier, & L. Rosenblum. (1999). Multimodal interaction for 2D and 3D environments. IEEE Computer Graphics and Applications, July/August. 10-13.
• Kjeldsen, R., & J. Kender. (1997). Interaction with On-Screen Objects using Visual Gesture Recognition. In Proceedings of the IEEE Computer Vision and Pattern Recognition (pp. 788-793). Puerto Rico, June.
• Nigay, L., & Coutaz, J. (1993). A Design Space for Multimodal Systems – Concurrent Processing and Data Fusion. In INTERCHI ’93 (pp. 172-178). Addison-Wesley.
• Oviatt, S. L., DeAngeli, A. & Kuhn, K. (1997). Integration and synchronization of input modes during multimodal human-computer interaction. In Proceedings of Conference on Human Factors in Computing Systems: CHI ’97. New York: ACM Press.
• Artigos em periódicos e conferências na área (SIGGRAPH, INTERACT, Symposium on Interactive 3D Graphics, IUI, VRST, IEEE VR, etc.).