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Lista de Disciplinas | CMP599

Disciplina: CMP599 – Tópicos Especiais em Computação DXCIX  Sistemas Inteligentes de Transporte e Mobilidade

Código:  CMP 599             
Carga horária / créditos: 30 / 2
Pré-requisitos: não há
Natureza das aulas: Teórico-práticas
Programa desenvolvido: a partir de 2019/1
Responsável: Profa. Dra. Ana Lúcia Cetertich Bazzan

 

SÚMULA:

Estudo e aplicações de técnicas de Ciência da Computação e Inteligência Artificial para o domínio dos Sistemas Inteligentes de Transportes e Mobilidade Urbana.

 

MOTIVAÇÃO

Em 2050, espera-se que 70% dos habitantes do planeta estejam habitando em cidades. Uma das consequências é o aumento dos congestionamentos, causando impactos econômicos, ambientais e de saúde. O gerenciamento de tráfego é um tema técnico que envolve vários dispositivos e conhecimento especializado. Além disto, atualmente o tema está ligado ‘a rede de sensores e big data, temas de interesse de alunos dos cursos de computação.

Neste curso serão apresentados conceitos básicos sobre a área de sistema inteligente de transporte, mobilidade urbana e cidades inteligentes, bem como seminários sobre assuntos específicos e relacionados.

 

OBJETIVOS:

Motivar o estudo de Gerenciamento de Tráfego Urbano como uma área de aplicação onde a Ciência e a Engenharia da Computação têm tido papéis de crescente importância.

 

Conteúdo Programático:

Semana Título
1 a 3 Introduçao
3 Seminário sobre métodos científicos
4 Problema da alocação de tráfego
5 Paradoxo de Braess e selfish routing
6 a 7 Congestion charge e pedágios
8 a 11 Modelagem de Fluxo, Simulacao Microscopica e Controle semafórico
12 Resiliência em redes de transporte
13 a 14 Novas tecnologias, redes sociais, machine learning a partir de informação heterogênea
15 Conclusões e discussões sobre os tópicos apresentados

 

 

METODOLOGIA

Aulas teórico-expositivas, atividades em classe e extraclasse; orientação visando preparo de um (ou mais) seminários (sobre temas a serem propostos, com apresentação.).

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Para fins de avaliação serão considerados: participação em aula e apresentação de seminários.

Conforme regulamento da UFRGS, a frequência às aulas é obrigatória; A falta de mais do que 25% das aulas caracteriza o conceito final FF.

 

Ao longo do semestre, serão considerados para fins de avaliação:

1) Um ou mais seminários a serem realizados individualmente, sendo consideradas 3 subnotas:

* SL: envio, para o professor, dos slides a serem apresentados durante o seminário (pelo menos uma semana antes da data da apresentação).

* AP: apresentação do seminário

* RF: qualidade do relatório escrito sobre o tema do seminário

 

2) participação (NP) em sala de aula, incluindo breve relatório sobre o tema das apresentações dos seminários pelos demais alunos.

 

A média geral (MG) será obtida por meio da seguinte fórmula:

MG =0.1 * SL + 0.6 * AP + 0.2 * RF + 0.1 * NP

 

A conversão da MG para conceitos é feita por meio da seguinte tabela:

9,0 <= MG = 10,0: conceito A (aprovado).

7,5 <= MG < 9,0: conceito B (aprovado).

6,0 <= MG < 7,5: conceito C (aprovado).

0,0 <= MG < 6,0: ver Atividades de Recuperação Previstas, abaixo.

Faltas > 25%%: conceito FF (reprovado).

 

Observação

Somente serão calculadas as médias gerais daqueles alunos que tiverem, ao longo do semestre, obtido um índice de frequência às aulas igual ou superior a 75% das aulas previstas. Aos que não satisfizerem esse requisito, será atribuído o conceito FF (Falta de Frequência).

 

RECUPERAÇÃO

Os alunos que não obtiverem média (MG) igual ou superior a 6 (seis) poderão realizar um novo seminário no final do semestre. Se este for avaliado com nota superior a 6, o aluno é aprovado com o conceito C. De outra forma, o aluno é reprovado com conceito D.

 

BIBLIOGRAFIA:

Ana L. C Bazzan e F. Kluegl. Introduction to Intelligent Systems in Traffic and Transportation. USA: Morgan and Claypool,, 2013.
Roger P. Roess, William R. McShane, Elena S. Prassas. Prentice Hall, 2004, 730 pages. ISBN: 0131424718

Oppenheim, Norbert (1995) Urban travel demand modeling. Wiley-Interscience.

Sheffi, Yosef (1985) Urban Transportation Networks:Equilibrium Analysis with Mathematical Programming Methods. Prentice-Hall, Inc.

Papageorgiou, Markos.   Concise encyclopedia of traffic & transportation systems.   Oxford (inglaterra): Pergamon Press, 1991.  xviii, 658 p. : il.

Bazzan, Ana Lucia Cetertich.   Klugl, Franziska.   Sistemas inteligentes de transporte e tráfego: uma abordagem de tecnologia da informação [recurso eletrônico]. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (27. : 2007 : Rio de Janeiro, RJ). Interação entre as ciências: desafio para a tecnologia da informação [recurso eletrônico].

Russel, Stuart  J.; Norvig, Peter. Inteligência Artificial. Campus – Elsevier (em português). 932 P.

Bazzan, Ana Lucia Cetertich.   Traffic as a complex system: four challenges for computer science and engineering [recurso eletrônico]. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (27. : 2007 : Rio de Janeiro, RJ). Interação entre as ciências: desafio para a tecnologia da informação [recurso eletrônico]. [Rio de Janeiro]

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