Português English
Contato

Lista de Disciplinas | CMP597

Tópicos Especiais em Computação DXCVII – State-of-the-Art in Computer Graphics: SIGGRAPH

Responsável: Manuel Menezes de Oliveira Neto

Pré-requisitos: –
Carga Horária: 60 hs
Créditos: 4
Mátricula de Graduandos: A matrícula será feita como aluno especial

SÚMULA: Estado-da-Arte em Computação Gráfica a partir de seminários em vídeo apresentados pelos próprios autores de artigos, minicursos e palestras em edições recentes da Conferência ACM SIGGRAPH.

OBJETIVOS: 
Familiarizar os estudantes com o estado-da-arte em Computação Gráfica, e apresentar oportunidades de pesquisa em assuntos de ponta na área.

MOTIVAÇÃO: O ACM SIGGRAPH é a mais seletiva e importante conferência internacional em Computação Gráfica. A participação neste evento é uma experiência inspiradora tanto para estudantes como para pesquisadores já estabelecidos na área. Entretanto, os altos custos envolvidos inviabilizam a participação de nossos alunos. A realização deste seminário objetiva oferecer aos nossos estudantes os benefícios de participar deste importante evento internacional sem a inconveniência de seus altos custos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Os seminários cobrirão os mais diversos tópicos atuais de pesquisa em Computação Gráfica.Cada encontro consistirá da apresentação de seminários (um ou mais, dependendo da duração de cada um), seguidos de discussão pelos participantes.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:

Seminários em vídeo apresentados em Inglês, acompanhados de discussão dos temas, preparação de resumos e relatórios, além da preparação e apresentação de um projeto final.

Cada encontro consistirá de um ou mais seminários, dependendo da duração destes. A duração típica de cada apresentação é de aproximadamente 20 minutos. Entretanto, minicursos podem ter durações mais longas, podendo cobrir mais de um encontro. Cada apresentação será seguida de uma breve discussão entre os participantes.

As 60 horas previstas para atividades indicadas neste Plano de Ensino incluem 30 encontros de 100 minutos de duração (2 períodos de 50 minutos por encontro, 2 encontros por semana, durante 15 semanas), num total de 3.000 minutos, e mais 10 horas (600 minutos) de atividades autônomas, realizadas sem contato direto com o professor, correspondentes a exercícios e trabalhos extraclasse, conforme Resolução 11/2013 do CEPE/UFRGS, Artigos 36 a 38. O Professor poderá se valer de aulas presenciais ou à distância (utilização de recursos da EAD), assim como do apoio de Professores Assistentes (Alunos de Pós-Graduação) em Atividades Didáticas.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO: Os alunos serão avaliados com base elaboração de resumos de artigos apresentados nos seminários, da preparação e apresentação de um projeto final definido a partir dos tópicos das apresentações, bem como por suas participações em aula.

Ao longo do semestre, serão realizados:

  1. Pelo menos três resumos (RE) de artigos apresentados ao longo do semestre. A

escolha dos artigos será feita por cada estudante de acordo com o seu interesse

pelo tópico. As notas dos resumos corresponderão à 30% da nota final;

  1. Um projeto final (PF) da disciplina, a ser realizado em grupos de até dois estudantes, representando 40% da nota final. O tema do projeto final será acertado

entre o professor e cada grupo individualmente;

iii. Escrita do relatório do projeto final (RPF) em formato de artigo científico, correspondendo a 15% da nota final;

  1. Será atribuída nota pela participação (PA) nos seminários e nas discussões,

podendo esta incluir a elaboração e apresentação de um seminário pelo estudante.

A nota de participação representará 15% da nota final.

A média geral (MG) será obtida por meio da seguinte fórmula:

MG = 0,3 * RE + 0,4 * PF + 0,15 *RPF + 0,15 * PA

Assim, a soma das notas das provas e trabalhos práticos corresponde a 90% da nota final da disciplina. A conversão da MG para conceitos é feita por meio da seguinte tabela:

9,0 <= 10,0 : conceito A (aprovado).

7,5 < 9,0 : conceito B (aprovado).

6,0 < 7,5 : conceito C (aprovado).

4,0 < 6,0 : sem conceito (candidato à recuperação).

0,0 < 4,0 : conceito D (reprovado).

Observações

1 Somente serão calculadas as médias gerais dos(as) estudantes que tiverem, ao longo do semestre, obtido um índice de frequência às aulas igual ou superior a 75% das aulas previstas. Aos que não satisfizerem este requisito, será atribuído o conceito FF;

2 Para ser candidato à recuperação, o aluno deve ter realizado o projeto final (PF) e ter entregue pelo menos dois resumos (RE) e o relatório do projeto final (RPF). Aqueles que não se enquadrarem nesta situação receberão conceito D;

3 Condutas Inaceitáveis: dormir em sala de aula, fazer uso de telefone celular ou outros dispositivos portáteis, incluindo computadores, para uso que não seja estritamente associados às atividades da aula e autorizados pelo professor. Os estudantes que desrespeitem as regras acima serão convidados a se retirar da sala de aula. Além disso, espera-se que os alunos mantenham a postura durante as aulas, sentando-se apropriadamente;

4 Aos estudantes que infringirem o item 3 acima (Condutas Inaceitáveis) será atribuído 0 (zero) como nota de participação.

RECUPERAÇÃO

A atividade de recuperação consistirá na apresentação pelo estudante de um seminário com duração de 15 minutos, versando sobre um artigo de conferência ACM SIGGRAPH recente e que não tenha sido apresentado nos seminários ao longo do semestre.

Aqueles que apresentarem o seminário satisfatoriamente receberão o conceito “C”, caso contrário receberão conceito “D”.

BIBLIOGRAFIA

Os vídeos dos seminários serão vídeos oficiais gravados durante edições recentes da conferência ACM SIGGRAPH.

– Artigos de edições recentes da conferência ACM SIGGRAPH.